Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A linguagem cinematográfica é uma forma de arte que utiliza elementos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. É uma forma de expressão muito presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, publicidade ou até mesmo em vídeos na internet. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os elementos que compõem a linguagem cinematográfica e como eles são utilizados para criar significados e emoções. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que irá ajudar os alunos a desenvolverem um projeto em equipe, com etapas bem definidas e um objetivo claro.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os elementos que compõem a linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, luz, som, entre outros. Os alunos irão discutir em grupo a importância desses elementos na construção de uma narrativa e como eles podem ser utilizados para criar diferentes efeitos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um roteiro para um curta-metragem de até 5 minutos. Eles deverão utilizar os elementos aprendidos na etapa anterior para criar uma história que utilize a linguagem cinematográfica de forma criativa e eficiente.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu roteiro para a turma, dê feedbacks e incentive os alunos a participarem. Em seguida, os grupos irão decidir qual roteiro será escolhido para ser produzido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo escolhido irá trabalhar na produção do curta-metragem, utilizando equipamentos disponíveis na escola, como câmeras de celular ou tablets. Eles irão aplicar os elementos da linguagem cinematográfica aprendidos nas etapas anteriores para criar uma narrativa visualmente atraente e coerente.

  5. Etapa 5 - Testar

    Ao final da produção, os grupos irão apresentar seus curtas para a turma, que irá avaliar a qualidade da produção e a eficiência dos elementos da linguagem cinematográfica utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de produção audiovisual.

Critérios de avaliação

  • Utilização eficiente dos elementos da linguagem cinematográfica.
  • Coerência narrativa do curta-metragem.
  • Qualidade técnica da produção.

Ações do professor

  • Apresentar os elementos da linguagem cinematográfica de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na produção dos curtas-metragens.
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos durante todo o processo de produção.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um roteiro criativo e coerente.
  • Utilizar os elementos da linguagem cinematográfica de forma eficiente na produção do curta-metragem.
  • Apresentar o curta-metragem para a turma e receber feedbacks construtivos.