Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A linguagem cinematográfica é uma forma de arte que consegue emocionar, informar e entreter o público. É uma linguagem visual que utiliza elementos como luz, som, movimento e enquadramento para contar histórias e transmitir mensagens. Nesta aula, os alunos serão convidados a analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica e a criar um mapa de empatia para entender como o público se relaciona com os filmes. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para estimular a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com informações sobre o público de cinema. Eles deverão responder às seguintes perguntas: O que o público pensa e sente quando vai ao cinema? O que o público escuta durante o filme? O que o público fala e faz após o filme? O que o público vê na tela? Quais são as dores e ganhos do público de cinema?

  3. Etapa 3 - Análise dos elementos constitutivos

    Apresente os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como luz, som, movimento e enquadramento. Os alunos deverão analisar um trecho de um filme e identificar como esses elementos são utilizados para criar significado.

  4. Etapa 4 - Criação de um storyboard

    Baseando-se no mapa de empatia, os grupos deverão criar um storyboard para um curta-metragem de até 3 minutos. Eles deverão utilizar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica para contar uma história e transmitir uma mensagem. O storyboard deverá ser apresentado ao final da aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos storyboards

    Cada grupo apresentará seu storyboard para a turma. Os alunos deverão avaliar os trabalhos dos colegas e dar feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre como a linguagem cinematográfica pode ser utilizada para transmitir mensagens importantes e como eles podem aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando a linguagem cinematográfica em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a reflexão sobre a importância da linguagem cinematográfica na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Coerência entre a história contada e a mensagem transmitida.
  • Clareza e qualidade da apresentação do storyboard.
  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da aula.
  • Reflexão crítica sobre a importância da linguagem cinematográfica na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica e orientar os alunos na análise de um trecho de filme.
  • Acompanhar e orientar os grupos na criação do storyboard.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da linguagem cinematográfica na sociedade.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o público de cinema.
  • Analisar um trecho de filme e identificar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Criar um storyboard para um curta-metragem de até 3 minutos.
  • Apresentar o storyboard para a turma e avaliar os trabalhos dos colegas.
  • Refletir criticamente sobre a importância da linguagem cinematográfica na sociedade.