Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A linguagem cinematográfica é uma forma de arte que utiliza recursos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. É uma linguagem presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo publicidade. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. A metodologia utilizada será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a linguagem cinematográfica e seus elementos constitutivos. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do tema

    Cada grupo deverá escolher um tema para o jogo de tabuleiro, que deverá abordar um ou mais elementos constitutivos da linguagem cinematográfica. Sugira temas como "enquadramento", "movimento de câmera", "trilha sonora", entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os grupos deverão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas e um ponto de partida e chegada. Disponibilize materiais como papel cartão, canetas coloridas e régua para auxiliar na criação.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Os grupos deverão criar os cards de perguntas e ações, que deverão abordar o tema escolhido e os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica. Disponibilize modelos de perguntas e ações para auxiliar na criação.

  6. Etapa 6 - Criação dos pinos e do dado

    Os grupos deverão criar os pinos e o dado para o jogo. Disponibilize materiais como papelão, tesoura e cola para auxiliar na criação.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o tema escolhido, as regras do jogo e como os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica foram abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar a metodologia da Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o tema escolhido e os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica abordados no jogo.
  • Criatividade na criação do tabuleiro, dos cards de perguntas e ações, dos pinos e do dado.
  • Clareza nas regras do jogo e na explicação do tema escolhido durante a apresentação.

Ações do professor

  • Explicar a linguagem cinematográfica e seus elementos constitutivos.
  • Auxiliar os alunos na escolha do tema e na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para o jogo de tabuleiro.
  • Criar o tabuleiro, os cards de perguntas e ações, os pinos e o dado.
  • Apresentar o jogo para a turma.