Aula sobre Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A linguagem cinematográfica é uma forma de arte que utiliza recursos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. É uma linguagem presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo publicidade. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. A metodologia utilizada será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando a linguagem cinematográfica e seus elementos constitutivos. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na atividade.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do tema
Cada grupo deverá escolher um tema para o jogo de tabuleiro, que deverá abordar um ou mais elementos constitutivos da linguagem cinematográfica. Sugira temas como "enquadramento", "movimento de câmera", "trilha sonora", entre outros.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Os grupos deverão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas e um ponto de partida e chegada. Disponibilize materiais como papel cartão, canetas coloridas e régua para auxiliar na criação.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
Os grupos deverão criar os cards de perguntas e ações, que deverão abordar o tema escolhido e os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica. Disponibilize modelos de perguntas e ações para auxiliar na criação.Etapa 6 - Criação dos pinos e do dado
Os grupos deverão criar os pinos e o dado para o jogo. Disponibilize materiais como papelão, tesoura e cola para auxiliar na criação.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o tema escolhido, as regras do jogo e como os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica foram abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Utilizar a metodologia da Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o tema escolhido e os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica abordados no jogo.
- Criatividade na criação do tabuleiro, dos cards de perguntas e ações, dos pinos e do dado.
- Clareza nas regras do jogo e na explicação do tema escolhido durante a apresentação.
Ações do professor
- Explicar a linguagem cinematográfica e seus elementos constitutivos.
- Auxiliar os alunos na escolha do tema e na criação do jogo.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema para o jogo de tabuleiro.
- Criar o tabuleiro, os cards de perguntas e ações, os pinos e o dado.
- Apresentar o jogo para a turma.