Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A linguagem cinematográfica é uma das formas mais populares de expressão artística na atualidade. Ela é encontrada em diversos lugares, como na televisão, no cinema e até mesmo em vídeos na internet. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os elementos que compõem a linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. A metodologia utilizada será o Modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia do MDC será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um elemento da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. Os alunos deverão buscar exemplos práticos para ilustrar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Cada grupo deverá se reunir para preparar seus argumentos e apresentações. O grupo defensor deverá apresentar os pontos positivos do elemento escolhido, enquanto o grupo opositor deverá apresentar os pontos negativos. A banca julgadora deverá se preparar para avaliar as apresentações.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá 10 minutos para fazer perguntas e avaliar as apresentações. Por fim, os grupos defensor e opositor terão mais 5 minutos cada para fazer suas considerações finais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido na aula e como os elementos da linguagem cinematográfica podem ser aplicados em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater de forma crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade da banca julgadora em fazer perguntas relevantes e avaliar as apresentações.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia do MDC e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o elemento da linguagem cinematográfica escolhido pelo grupo.
  • Preparar argumentos e apresentações de forma colaborativa.
  • Participar ativamente do debate e fazer perguntas relevantes.