Aula sobre Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A linguagem cinematográfica é uma das formas mais populares de expressão artística na atualidade. Ela é encontrada em diversos lugares, como na televisão, no cinema e até mesmo em vídeos na internet. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os elementos que compõem a linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. A metodologia utilizada será o Modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia do MDC será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um elemento da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, trilha sonora, entre outros. Os alunos deverão buscar exemplos práticos para ilustrar seus argumentos.Etapa 3 - Preparação
Cada grupo deverá se reunir para preparar seus argumentos e apresentações. O grupo defensor deverá apresentar os pontos positivos do elemento escolhido, enquanto o grupo opositor deverá apresentar os pontos negativos. A banca julgadora deverá se preparar para avaliar as apresentações.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá 10 minutos para fazer perguntas e avaliar as apresentações. Por fim, os grupos defensor e opositor terão mais 5 minutos cada para fazer suas considerações finais.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido na aula e como os elementos da linguagem cinematográfica podem ser aplicados em diferentes situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater de forma crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
- Capacidade da banca julgadora em fazer perguntas relevantes e avaliar as apresentações.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia do MDC e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Conduzir a discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o elemento da linguagem cinematográfica escolhido pelo grupo.
- Preparar argumentos e apresentações de forma colaborativa.
- Participar ativamente do debate e fazer perguntas relevantes.