Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A linguagem cinematográfica é uma forma de comunicação visual que utiliza imagens em movimento para contar histórias e transmitir mensagens. Ela está presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, publicidades ou até mesmo em vídeos nas redes sociais. Nesta aula, os alunos serão convidados a analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, iluminação, som, movimento de câmera, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos criarão diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia de Rotação por estações e divida a turma em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de enquadramento

    Os alunos desta estação assistirão a um trecho de um filme e analisarão os diferentes tipos de enquadramento utilizados na cena. Em seguida, deverão criar um storyboard com diferentes enquadramentos para uma cena de sua escolha.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de som

    Os alunos desta estação assistirão a um trecho de um filme e analisarão a importância do som na cena. Em seguida, deverão criar uma trilha sonora para uma cena de sua escolha.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Análise de movimento de câmera

    Os alunos desta estação assistirão a um trecho de um filme e analisarão os diferentes movimentos de câmera utilizados na cena. Em seguida, deverão criar um vídeo curto utilizando diferentes movimentos de câmera.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos se reunirão e apresentarão suas atividades para a turma. Medie a discussão e faça questionamentos para que os alunos possam refletir sobre as diferentes análises e criações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da análise dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica e como eles podem ser utilizados para transmitir mensagens e contar histórias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Criatividade na criação das atividades propostas.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Mediar a discussão e fazer questionamentos para que os alunos possam refletir sobre as diferentes análises e criações.
  • Avaliar as atividades propostas pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Criar atividades relacionadas ao tema proposto.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.