Aula sobre Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A linguagem cinematográfica é uma das mais importantes formas de expressão artística da atualidade. Ela está presente em nossas vidas de diversas formas, seja por meio de filmes, séries, documentários, publicidade, entre outros. É importante que os estudantes compreendam como a linguagem cinematográfica é construída e como ela pode ser analisada. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de aula invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de aula invertida funciona. Peça que os alunos assistam a um vídeo sobre a linguagem cinematográfica antes da próxima aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a linguagem cinematográfica, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio, como textos, imagens e vídeos, para que os alunos possam construir seus mapas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Medie a apresentação e faça perguntas para os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise de um filme

    Escolha um filme para ser analisado em sala de aula, considerando os elementos constitutivos das artes visuais. Os alunos irão assistir ao filme e, em seguida, discutir em grupo sobre a utilização desses elementos na construção da narrativa.

  6. Etapa 6 - Produção de um curta-metragem

    Os alunos irão produzir um curta-metragem em grupos, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais aprendidos na aula. Disponibilize equipamentos e materiais para a produção do curta.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos curtas

    Cada grupo irá apresentar seu curta-metragem para a turma, explicando como utilizou os elementos constitutivos das artes visuais na produção. Medie a apresentação e faça perguntas para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e estruturar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na produção do curta-metragem.
  • Criatividade e originalidade na produção do curta-metragem.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual e do curta-metragem.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de apoio para a criação do mapa conceitual.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Escolher um filme adequado para a análise em sala de aula.
  • Disponibilizar equipamentos e materiais para a produção do curta-metragem.
  • Mediar as apresentações dos mapas conceituais e dos curtas-metragens.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a linguagem cinematográfica antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um mapa conceitual e um curta-metragem de qualidade.
  • Apresentar o mapa conceitual e o curta-metragem de forma clara e objetiva.
  • Respeitar os colegas e trabalhar em grupo de forma colaborativa.