Aula sobre Linguagem Da Internet

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de iniciar a atividade principal, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Nesta etapa, apresente exemplos práticos de Linguagem da Internet, como abreviações, emojis, memes e gírias, e explicar como esses elementos são utilizados nas mensagens digitais.

  1. Etapa 1 - Problema

    Professor, divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e apresente o problema que eles devem resolver: “Como a Linguagem da Internet influencia a forma como nos comunicamos e nos relacionamos online?”

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve pesquisar e listar, em um papel ou caderno, diferentes formas de Linguagem da Internet, como abreviações, símbolos, gírias e memes. Em seguida, eles devem discutir e selecionar as alternativas mais relevantes para responder ao problema proposto.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com base nas alternativas selecionadas, cada grupo deve elaborar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Neste diário, os alunos deverão escrever uma síntese das alternativas escolhidas e como elas podem ser aplicadas para solucionar o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para toda a turma, explicando a síntese das alternativas escolhidas e como elas podem ser aplicadas para solucionar o problema proposto.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o processo de pesquisa e elaboração do diário de bordo, destacando as principais aprendizagens adquiridas durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer novas formas de escrita na Linguagem da Internet
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos
  • Promover a reflexão crítica sobre a influência da Linguagem da Internet na comunicação e nos relacionamentos online

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação
  • Criatividade na escolha das alternativas de Linguagem da Internet
  • Coerência e clareza na síntese das alternativas escolhidas e aplicação na solução do problema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de Linguagem da Internet para contextualizar o assunto
  • Orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos grupos
  • Fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão e o debate durante as discussões em grupo

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar diferentes formas de Linguagem da Internet
  • Discutir e selecionar as alternativas mais relevantes para solucionar o problema proposto
  • Elaborar um diário de bordo contendo a síntese das alternativas escolhidas e sua aplicação na solução do problema proposto.