Aula sobre Linguagem Da Internet
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A linguagem da internet é um fenômeno relativamente novo na história humana e tem surgido como uma forma rápida e prática de comunicação, especialmente entre os jovens. A internet tem sido responsável por mudanças significativas na forma como nos comunicamos e como usamos a língua inglesa. Ao mesmo tempo, muitos pais e educadores têm a preocupação de que a linguagem da internet possa influenciar negativamente a capacidade dos jovens de usar a língua inglesa corretamente. É importante, portanto, que os alunos aprendam a reconhecer as diferenças entre a linguagem da internet e a língua inglesa padrão, e possam usar ambas de forma adequada em diferentes contextos.
Etapa 1 - Entender
Professor, explique aos alunos o que é a linguagem da internet e como ela se difere da língua inglesa padrão. Em seguida, divida os estudantes em grupos e peça para eles elaborarem um template de design sprint com as seguintes etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Nesta etapa, os alunos poderão pesquisar sobre termos comuns usados na internet e escrever na coluna “entender”.Etapa 2 - Esboçar
Nesta etapa, os alunos deverão criar um registro visual das diferenças entre a língua da internet e a língua inglesa padrão. Eles podem escrever exemplos de palavras e frases para cada linguagem.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá escolher um exemplo de mensagem escrita na língua da internet e uma mensagem escrita em língua inglesa padrão para analisar e discutir as diferenças. Em seguida, os grupos deverão apresentar o resultado ao resto da turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um modelo de mensagem usando os elementos aprendidos nas etapas anteriores. Nesta etapa, os alunos irão trabalhar em papeis e canetas, criando um esboço no papel.Etapa 5 - Testar
Os modelos de mensagem serão compartilhados e testados por outro grupo. Cada grupo deverá avaliar se a mensagem está escrita de maneira adequada conforme o contexto em que será usada.Etapa 6 - Consolidar
O professor irá ajudar os alunos a consolidar o que foi aprendido nesta aula, reforçando as principais diferenças entre a linguagem da internet e a língua inglesa padrão.Etapa 7 - Avaliar
Os alunos serão avaliados com base em critérios pré-definidos, como: participação nas discussões em grupo, precisão na criação e uso dos modelos de mensagem, e capacidade de reconhecer e diferenciar a linguagem da internet e a língua inglesa padrão.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer as diferenças entre a linguagem da internet e a língua inglesa padrão.
- Aprender a escrever em língua inglesa de maneira adequada conforme o contexto.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Precisão na criação e uso dos modelos de mensagem.
- Capacidade de reconhecer e diferenciar a linguagem da internet e a língua inglesa padrão.
Ações do professor
- Explicar as diferenças entre a linguagem da internet e a língua inglesa padrão.
- Guiar os alunos na criação do template de Design Sprint.
- Auxiliar na consolidação do conteúdo aprendido.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre termos comuns usados na internet.
- Criar um esboço visual das diferenças entre a língua da internet e a língua inglesa padrão.
- Participar de grupos de discussão e avaliar a adequação das mensagens criadas.