Aula sobre Linguagem Da Internet
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesse contexto, é importante que os alunos aprendam a reconhecer as novas formas de escrita utilizadas nesses meios, como abreviações, pictogramas e estrangeirismos, e compreendam suas funções comunicativas.
Para isso, nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie perguntando aos alunos sobre as formas de escrita que eles utilizam na internet.Em seguida, apresente exemplos de mensagens e posts em redes sociais que contenham abreviações, pictogramas e estrangeirismos.
Por fim, explique o objetivo da atividade e como será desenvolvida.
Etapa 2 - Check-in
Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre a linguagem da internet?"Etapa 3 - Desenvolvimento
Divida a turma em grupos e distribua textos e imagens que contenham diferentes formas de escrita utilizadas na internet. Cada grupo deverá analisar as mensagens e identificar as abreviações, pictogramas e estrangeirismos utilizados, além de discutir sobre suas funções comunicativas. Em seguida, os grupos apresentarão suas análises para a turma.Etapa 4 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre a linguagem da internet?"Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos irão criar uma mensagem utilizando as formas de escrita estudadas na aula, como abreviações e pictogramas, e enviar para um colega.Em seguida, deverão explicar a função comunicativa da mensagem criada.
Etapa 6 - Sistematização
Retome os principais conceitos abordados na aula e como eles podem ser aplicados na comunicação digital. Por fim, os alunos irão preencher o campo de "próximos passos" em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu quero aprender mais sobre a linguagem da internet?"
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as novas formas de escrita utilizadas na internet.
- Estimular a reflexão sobre as funções comunicativas dessas formas de escrita.
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção de mensagens utilizando as formas de escrita estudadas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
- Estimular a autonomia dos alunos na construção de seu próprio registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das formas de escrita utilizadas na internet.
- Análise adequada das funções comunicativas dessas formas de escrita.
- Criatividade na produção de mensagens utilizando as formas de escrita estudadas.
- Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
- Construção adequada do registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Oferecer feedbacks construtivos para os alunos.
- Orientar os alunos na construção de seu registro de aprendizagem.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas no trabalho em grupo.
- Produzir mensagens criativas utilizando as formas de escrita estudadas.
- Registrar adequadamente suas aprendizagens no modelo de registro de aprendizagem.
- Refletir criticamente sobre o tema estudado.