Aula sobre Linguagem Da Internet

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A linguagem da internet é uma realidade presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio das redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea ou jogos online.

Nesse contexto, é importante que os alunos aprendam a reconhecer as novas formas de escrita utilizadas nesses meios, como abreviações, pictogramas e estrangeirismos, e compreendam suas funções comunicativas.

Para isso, nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos sobre as formas de escrita que eles utilizam na internet.

    Em seguida, apresente exemplos de mensagens e posts em redes sociais que contenham abreviações, pictogramas e estrangeirismos.

    Por fim, explique o objetivo da atividade e como será desenvolvida.


  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre a linguagem da internet?"

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Divida a turma em grupos e distribua textos e imagens que contenham diferentes formas de escrita utilizadas na internet. Cada grupo deverá analisar as mensagens e identificar as abreviações, pictogramas e estrangeirismos utilizados, além de discutir sobre suas funções comunicativas. Em seguida, os grupos apresentarão suas análises para a turma.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre a linguagem da internet?"

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão criar uma mensagem utilizando as formas de escrita estudadas na aula, como abreviações e pictogramas, e enviar para um colega.

    Em seguida, deverão explicar a função comunicativa da mensagem criada.


  6. Etapa 6 - Sistematização

    Retome os principais conceitos abordados na aula e como eles podem ser aplicados na comunicação digital. P

    or fim, os alunos irão preencher o campo de "próximos passos" em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu quero aprender mais sobre a linguagem da internet?"


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as novas formas de escrita utilizadas na internet.
  • Estimular a reflexão sobre as funções comunicativas dessas formas de escrita.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na produção de mensagens utilizando as formas de escrita estudadas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Estimular a autonomia dos alunos na construção de seu próprio registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas de escrita utilizadas na internet.
  • Análise adequada das funções comunicativas dessas formas de escrita.
  • Criatividade na produção de mensagens utilizando as formas de escrita estudadas.
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
  • Construção adequada do registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Oferecer feedbacks construtivos para os alunos.
  • Orientar os alunos na construção de seu registro de aprendizagem.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas no trabalho em grupo.
  • Produzir mensagens criativas utilizando as formas de escrita estudadas.
  • Registrar adequadamente suas aprendizagens no modelo de registro de aprendizagem.
  • Refletir criticamente sobre o tema estudado.