Aula sobre Linguagem Da Internet
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A internet é uma ferramenta muito presente na vida dos alunos, e a linguagem da internet é uma forma dinâmica, rápida e informal de comunicação. Por isso, é importante que os alunos saibam identificar a linguagem utilizada na internet e entender suas funções comunicativas. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver a habilidade de reconhecer novas formas de escrita na linguagem da internet.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Professor, apresente o tema "Linguagem da internet" e explique sua importância. Os alunos irão ouvir e fazer anotações em seus cadernos.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do objetivo e regras do jogo
Explique a proposta da atividade: os grupos deverão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver a habilidade de reconhecer novas formas de escrita na linguagem da internet. O jogo deverá ter um tabuleiro com 51 casas, cards com perguntas e ações, pinos e um dado. Os grupos também deverão apresentar as regras do jogo.Etapa 4 - Pesquisa e elaboração do jogo
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre a linguagem da internet, identificar suas características e selecionar as perguntas e ações que farão parte do jogo. Em seguida, os grupos irão elaborar o jogo de tabuleiro.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma, explicar as regras e como jogar.Etapa 6 - Jogo entre os grupos
Os grupos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos e a turma irá avaliar o desempenho de cada grupo.Etapa 7 - Discussão e avaliação
O professor irá realizar uma discussão sobre o tema abordado e avaliar a atividade em conjunto com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer novas formas de escrita na linguagem da internet
- Promover o trabalho em grupo e a criatividade
- Estimular a pesquisa e a investigação do tema
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos
- Criatividade e qualidade do jogo criado pelo grupo
- Habilidade de reconhecer novas formas de escrita na linguagem da internet
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância
- Orientar os grupos na pesquisa e elaboração do jogo
- Avaliar a atividade em conjunto com a turma
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a linguagem da internet
- Elaborar o jogo de tabuleiro em grupo
- Apresentar o jogo para a turma e jogar o jogo criado pelos outros grupos.