Aula sobre Linguagem Da Internet

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A internet mudou a maneira como nos comunicamos e a linguagem que usamos. As redes sociais, blogs e aplicativos de mensagens transformaram como nos expressamos e interagimos. Nesta aula, vamos explorar a linguagem da internet.

  1. Etapa 1 - (10 minutos) - Exploração inicial

    Professor, peça aos alunos que compartilhem palavras, gírias ou abreviações que já viram ou usaram na internet. Registre as contribuições em um quadro ou cartolina.

  2. Etapa 2 - (15 minutos) - Organização em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua um tema específico para cada grupo (por exemplo, gírias da internet, emojis/emoctions, memes, etc.). Você pode fornecer alguns exemplos para os grupos iniciarem a pesquisa.

  3. Etapa 3 - (25 minutos) - Pesquisa e elaboração do mapa conceitual

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema fornecido e elaborar um mapa conceitual. Peça aos grupos que escolham um representante para apresentar o mapa para toda a turma.

  4. Etapa 4 - (10 minutos) - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada representante deverá apresentar o mapa criado por seu grupo, destacando a ideia central e as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - (15 minutos) - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, conduza uma discussão para que os alunos troquem ideias sobre o tema e a linguagem da internet.

  6. Etapa 6 - (15 minutos) - Aplicação prática

    Proponha um exercício prático para os alunos escreverem uma mensagem usando a linguagem da internet. Distribua uma folha de papel para cada aluno e peça para escreverem uma mensagem para um amigo usando a linguagem da internet.

  7. Etapa 7 - (10 minutos) - Avaliação

    Recolha as mensagens dos alunos e avalie o uso da linguagem da internet.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a criatividade na aplicação da linguagem da internet.
  • Promover a reflexão sobre as mudanças na linguagem com o avanço da tecnologia.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado da linguagem da internet na mensagem escrita pelos alunos.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e fornecer temas específicos para pesquisa.
  • Conduzir a discussão em grupo e o exercício prático.
  • Coletar e avaliar as mensagens escritas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar na elaboração do mapa conceitual em grupo.
  • Pesquisar sobre o tema fornecido e elaborar um mapa conceitual.
  • Escrever uma mensagem usando a linguagem da internet.