Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O professor deve deixar claro que a habilidade de comunicar ideias em um segundo idioma é crucial no mundo globalizado. Você pode apresentar a atividade com exemplos de situações do cotidiano em que as expressões aprendidas são utilizadas em Inglês, como em uma discussão de grupo, em uma apresentação na escola ou no trabalho, ou em uma entrevista de emprego.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    \- Compartilhe o objetivo da aula, que é desenvolver a habilidade de listening dos alunos, permitindo que eles aprendam 5 expressões comuns para contar suas ideias em Inglês.

    Além disso, diga que os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais ao trabalharem em grupo para criar um modelo de avaliação por pares.

    \- Introduza o tema perguntando aos alunos se eles já tiveram dificuldades para contar suas ideias em Inglês.

    \- Dê exemplos de situações cotidianas em que as expressões aprendidas serão úteis.


  2. Etapa 2 - Apresentação das expressões (20 minutos)

    \- Apresente as 5 expressões para contar ideias em Inglês, explicando o significado e a aplicação de cada uma. Incentive os alunos a repetirem as expressões em voz alta para praticar a pronúncia.

  3. Etapa 3 - Divisão em Grupo (10 minutos)

    Explique a atividade e forneça os critérios de avaliação. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Prática de Audição (20 minutos)

    Forneça uma gravação de uma conversa ou apresentação em Inglês para os alunos ouvirem.

    A ideia é que eles sinalizem quando ouvirem alguma das expressões aprendidas anteriormente.

    Toda vez que o grupo identificar uma expressão, deve registrar no modelo de avaliação.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos Modelos de Avaliação (30 minutos)

    Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação para a classe. O professor e os alunos avaliam e dão feedback sobre a apresentação dos modelos.

  6. Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula recapitulando as expressões aprendidas e a importância de saber se comunicar em Inglês. Os alunos entregam os modelos de avaliação criados para o professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de audição e compreensão em Inglês;
  • Melhorar as habilidades interpessoais dos alunos ao trabalharem em grupo;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e Comunicação;
  • Desempenho Geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as expressões de forma clara e didática;
  • Dividir os alunos em grupos de forma apropriada;
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar possíveis dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de avaliação;
  • Demonstrar que compreenderam as expressões apresentadas;
  • Fornecer avaliações construtivas aos outros grupos.