Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
\- Compartilhe o objetivo da aula, que é desenvolver a habilidade de listening dos alunos, permitindo que eles aprendam 5 expressões comuns para contar suas ideias em Inglês.Além disso, diga que os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais ao trabalharem em grupo para criar um modelo de avaliação por pares.
\- Introduza o tema perguntando aos alunos se eles já tiveram dificuldades para contar suas ideias em Inglês.
\- Dê exemplos de situações cotidianas em que as expressões aprendidas serão úteis.
Etapa 2 - Apresentação das expressões (20 minutos)
\- Apresente as 5 expressões para contar ideias em Inglês, explicando o significado e a aplicação de cada uma. Incentive os alunos a repetirem as expressões em voz alta para praticar a pronúncia.Etapa 3 - Divisão em Grupo (10 minutos)
Explique a atividade e forneça os critérios de avaliação. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 4 - Prática de Audição (20 minutos)
Forneça uma gravação de uma conversa ou apresentação em Inglês para os alunos ouvirem.A ideia é que eles sinalizem quando ouvirem alguma das expressões aprendidas anteriormente.
Toda vez que o grupo identificar uma expressão, deve registrar no modelo de avaliação.
Etapa 5 - Apresentação dos Modelos de Avaliação (30 minutos)
Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação para a classe. O professor e os alunos avaliam e dão feedback sobre a apresentação dos modelos.Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula recapitulando as expressões aprendidas e a importância de saber se comunicar em Inglês. Os alunos entregam os modelos de avaliação criados para o professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de audição e compreensão em Inglês;
- Melhorar as habilidades interpessoais dos alunos ao trabalharem em grupo;
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e Comunicação;
- Desempenho Geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as expressões de forma clara e didática;
- Dividir os alunos em grupos de forma apropriada;
- Circular pela sala para auxiliar e tirar possíveis dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do modelo de avaliação;
- Demonstrar que compreenderam as expressões apresentadas;
- Fornecer avaliações construtivas aos outros grupos.