Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao tema "Listening: 5 expressions to tell your ideas".

Eles serão incentivados a desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês.

A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Isso ajudará a desenvolver habilidades em trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Listening: 5 expressions to tell your ideas" e apresente exemplos de como as expressões podem ser utilizadas no cotidiano dos alunos.

    Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na atividade.


  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto em Inglês relacionado ao tema. Eles terão que ler e discutir o texto em grupo para entender o conteúdo.

    Professor, auxilie na compreensão do vocabulário e da gramática.


  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de como eles poderiam utilizar as expressões apresentadas no texto em uma situação real. Eles podem criar um diálogo ou uma apresentação oral.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir qual seria a melhor forma de aplicar as expressões em uma situação real. Eles irão decidir em conjunto qual seria a melhor opção.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da situação real que eles decidiram. Eles podem criar um vídeo, uma apresentação ou um diálogo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receberão feedback dos colegas e do professor. Eles irão discutir como poderiam melhorar suas apresentações e expressões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a praticar suas habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês
  • Desenvolver habilidades em trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em Inglês
  • Incentivar a valorização dos diferentes pontos de vista e o respeito mútuo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das expressões apresentadas no texto
  • Clareza e fluência na expressão oral em Inglês
  • Participação ativa e colaborativa em grupo
  • Criatividade na apresentação do protótipo
  • Respeito e valorização dos diferentes pontos de vista apresentados pelos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint
  • Auxiliar os alunos na compreensão do vocabulário e da gramática
  • Estimular a participação ativa e colaborativa em grupo
  • Oferecer feedback construtivo aos alunos
  • Concluir reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo para entender o conteúdo
  • Criar um esboço de como as expressões apresentadas no texto podem ser utilizadas em uma situação real
  • Decidir em conjunto qual seria a melhor opção de aplicação das expressões
  • Criar um protótipo da situação real decidida
  • Apresentar o protótipo para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.