Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Eles serão incentivados a desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês.
A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Isso ajudará a desenvolver habilidades em trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.
O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Listening: 5 expressions to tell your ideas" e apresente exemplos de como as expressões podem ser utilizadas no cotidiano dos alunos.Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na atividade.
Etapa 2 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto em Inglês relacionado ao tema. Eles terão que ler e discutir o texto em grupo para entender o conteúdo.Professor, auxilie na compreensão do vocabulário e da gramática.
Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço de como eles poderiam utilizar as expressões apresentadas no texto em uma situação real. Eles podem criar um diálogo ou uma apresentação oral.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir qual seria a melhor forma de aplicar as expressões em uma situação real. Eles irão decidir em conjunto qual seria a melhor opção.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo irá criar um protótipo da situação real que eles decidiram. Eles podem criar um vídeo, uma apresentação ou um diálogo.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receberão feedback dos colegas e do professor. Eles irão discutir como poderiam melhorar suas apresentações e expressões.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a praticar suas habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão auditiva em Inglês
- Desenvolver habilidades em trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em Inglês
- Incentivar a valorização dos diferentes pontos de vista e o respeito mútuo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das expressões apresentadas no texto
- Clareza e fluência na expressão oral em Inglês
- Participação ativa e colaborativa em grupo
- Criatividade na apresentação do protótipo
- Respeito e valorização dos diferentes pontos de vista apresentados pelos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint
- Auxiliar os alunos na compreensão do vocabulário e da gramática
- Estimular a participação ativa e colaborativa em grupo
- Oferecer feedback construtivo aos alunos
- Concluir reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo para entender o conteúdo
- Criar um esboço de como as expressões apresentadas no texto podem ser utilizadas em uma situação real
- Decidir em conjunto qual seria a melhor opção de aplicação das expressões
- Criar um protótipo da situação real decidida
- Apresentar o protótipo para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.