Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula de Inglês, vamos trabalhar habilidade de listening (audição) e aprimorar a capacidade dos alunos de expressar suas ideias em Inglês. Os alunos irão aprender 5 expressões essenciais para comunicar suas ideias de forma clara e precisa.

  1. Etapa 1 - Estrutura das Expressões

    \- O professor irá apresentar as 5 expressões que serão trabalhadas na aula;

    \- Cada grupo deverá escolher uma expressão para trabalhar


  2. Etapa 2 - Criação dos diálogos

    \- Os grupos irão criar diálogos usando as expressões que estruturaram na etapa anterior;

    \- Cada grupo deverá apresentar seu diálogo para o professor e receber feedback;

    \- O professor deverá auxiliar e corrigir os grupos.


  3. Etapa 3 - Gravação dos Diálogos

    \- Os grupos irão gravar seus diálogos (em um pen drive, cartão de memória, celular);

    \- O professor deverá auxiliar e corrigir os grupos.


  4. Etapa 4 - Listening

    \- Cada grupo irá apresentar seu diálogo gravado para toda a turma;

    \- Os alunos deverão preencher uma ficha de avaliação dos colegas;

    \- O professor deverá avaliar as gravações.


  5. Etapa 5 - Revisão

    \- Os grupos deverão revisar suas gravações e preencher suas próprias fichas de informações. O professor deverá auxiliar os grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de listening dos alunos, permitindo-lhes praticar a compreensão auditiva através da audição dos diálogos criados pelos grupos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração, proporcionando aos alunos a oportunidade de criar e desenvolver os diálogos juntos.
  • Melhorar a capacidade de expressar ideias de forma clara e precisa em inglês, utilizando as expressões aprendidas como ferramentas para a comunicação efetiva.

Critérios de avaliação

  • Estruturação gramatical correta das expressões;
  • Criatividade e originalidade dos diálogos;
  • Entrega da gravação do diálogo.

Ações do professor

  • Auxiliar os grupos na criação dos diálogos;
  • Corrigir o uso das expressões trabalhadas;
  • Dar feedback aos grupos.

Ações do aluno

  • Criar um diálogo usando a expressão estruturada;
  • Gravar o diálogo em um aparelho de áudio;
  • Apresentar o diálogo para a turma.