Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O objetivo desta aula é ajudar os alunos a compartilhar ideias e opiniões em uma conversa em Inglês, desenvolvendo a habilidade de comunicação e a participação em discussões em grupo.
Etapa 1 - Check-in (5 minutos)
Faça uma breve apresentação dos objetivos da aula e, em seguida, pedirá aos alunos que se apresentem e contem uma ideia que tenham sobre o tema geral da unidade. Eles podem usar uma das expressões que aprenderam na aula anterior ou qualquer outra que já conheçam.Etapa 2 - Introdução das expressões (10 minutos)
Professor(a), apresente as 5 expressões que serão estudadas, usando cartazes com as expressões escritas, fotos ou desenhos para ilustrá-las. Em seguida, dê exemplos de como cada expressão pode ser usada em uma conversa.Etapa 3 - Prática em grupo (15 minutos)
Divida os alunos em grupos para criarem diálogos curtos usando as expressões aprendidas. Circule pela sala para ajudar a fazer correções necessárias.Etapa 4 - Check-out (5 minutos)
Os alunos compartilham seus diálogos com a classe e discutem as expressões usadas. Professor(a), facilite a discussão e dê feedback sobre o desempenho da turma.Etapa 5 - Registro de aprendizagem (5 minutos)
Os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem durante a aula, incluindo os campos de Check-in e Check-out e fazendo um breve resumo do que foi aprendido durante a aula.Etapa 6 - Autoavaliação (5 minutos)
Os alunos irão avaliar seu próprio desempenho na aula usando o modelo de registro de aprendizagem criado anteriormente.Etapa 7 - Check-out (5 minutos)
Encerre a aula dando um feedback geral sobre o desempenho dos alunos e pedindo feedback dos alunos sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compartilhar ideias e opiniões em Inglês
- Aprender e compreender o significado de novas expressões em inglês
- Identificar situações em que cada expressão pode ser usada
- Praticar o uso das expressões em diálogos e desenvolver a habilidade de criação de histórias curtas
- Participação em discussões em grupo
Critérios de avaliação
- Demonstração de compreensão do significado de cada expressão
- Capacidade de identificar situações em que cada expressão pode ser usada
- Uso correto das expressões em diálogos
- Criatividade na criação de histórias
- Participação ativa na discussão em grupo
- Apresentação clara e confiante de suas ideias
Ações do professor
- Fazer uma breve apresentação dos objetivos
- Apresentar e dar exemplos de como cada uma das 5 expressões pode ser usada
- Incentivar os alunos a identificarem outras situações em que cada expressão pode ser usada
- Orientar os alunos na criação dos diálogos
- Incentivar os alunos a se apresentarem e compartilharem suas ideias
- Dar feedback construtivo para cada grupo
Ações do aluno
- Participar da atividade de check-in e se apresentar
- Compartilhar uma ideia sobre o tema geral da unidade
- Identificar como cada expressão pode ser usada
- Criar situações em que cada expressão pode ser aplicada
- Trabalhar em equipe para criar um diálogo curto
- Apresentar o diálogo para a turma