Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo desta aula é ajudar os alunos a compartilhar ideias e opiniões em uma conversa em Inglês, desenvolvendo a habilidade de comunicação e a participação em discussões em grupo.

  1. Etapa 1 - Check-in (5 minutos)

    Faça uma breve apresentação dos objetivos da aula e, em seguida, pedirá aos alunos que se apresentem e contem uma ideia que tenham sobre o tema geral da unidade. Eles podem usar uma das expressões que aprenderam na aula anterior ou qualquer outra que já conheçam.

  2. Etapa 2 - Introdução das expressões (10 minutos)

    Professor(a), apresente as 5 expressões que serão estudadas, usando cartazes com as expressões escritas, fotos ou desenhos para ilustrá-las. Em seguida, dê exemplos de como cada expressão pode ser usada em uma conversa.

  3. Etapa 3 - Prática em grupo (15 minutos)

    Divida os alunos em grupos para criarem diálogos curtos usando as expressões aprendidas. Circule pela sala para ajudar a fazer correções necessárias.

  4. Etapa 4 - Check-out (5 minutos)

    Os alunos compartilham seus diálogos com a classe e discutem as expressões usadas. Professor(a), facilite a discussão e dê feedback sobre o desempenho da turma.

  5. Etapa 5 - Registro de aprendizagem (5 minutos)

    Os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem durante a aula, incluindo os campos de Check-in e Check-out e fazendo um breve resumo do que foi aprendido durante a aula.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação (5 minutos)

    Os alunos irão avaliar seu próprio desempenho na aula usando o modelo de registro de aprendizagem criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Check-out (5 minutos)

    Encerre a aula dando um feedback geral sobre o desempenho dos alunos e pedindo feedback dos alunos sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compartilhar ideias e opiniões em Inglês
  • Aprender e compreender o significado de novas expressões em inglês
  • Identificar situações em que cada expressão pode ser usada
  • Praticar o uso das expressões em diálogos e desenvolver a habilidade de criação de histórias curtas
  • Participação em discussões em grupo

Critérios de avaliação

  • Demonstração de compreensão do significado de cada expressão
  • Capacidade de identificar situações em que cada expressão pode ser usada
  • Uso correto das expressões em diálogos
  • Criatividade na criação de histórias
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Apresentação clara e confiante de suas ideias

Ações do professor

  • Fazer uma breve apresentação dos objetivos
  • Apresentar e dar exemplos de como cada uma das 5 expressões pode ser usada
  • Incentivar os alunos a identificarem outras situações em que cada expressão pode ser usada
  • Orientar os alunos na criação dos diálogos
  • Incentivar os alunos a se apresentarem e compartilharem suas ideias
  • Dar feedback construtivo para cada grupo

Ações do aluno

  • Participar da atividade de check-in e se apresentar
  • Compartilhar uma ideia sobre o tema geral da unidade
  • Identificar como cada expressão pode ser usada
  • Criar situações em que cada expressão pode ser aplicada
  • Trabalhar em equipe para criar um diálogo curto
  • Apresentar o diálogo para a turma