Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Aborde expressões que ajudam a contar as ideias de forma mais clara e objetiva em inglês. O objetivo é que os alunos aprendam a ouvir e se expressar melhor na língua inglesa, através do uso de expressões comuns e úteis.

  1. Etapa 1 - - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância de saber se expressar de forma clara em inglês. Utilize exemplos práticos como: entrevistas de emprego, apresentações em congressos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a eles um texto sobre um estudo de caso em inglês. O texto deve conter as expressões que serão trabalhadas na aula.

  3. Etapa 3 - Criação de um Infográfico

    Os alunos, em seus respectivos grupos, deverão criar um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as expressões trabalhadas no estudo de caso. Sugira que os alunos utilizem folhas de ofício brancas, canetas coloridas, lápis e régua para a criação do infográfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as expressões utilizadas e as lacunas preenchidas. Peça para os alunos praticarem suas falas com antecedência, para que possam se sentir mais seguros na hora da apresentação.

  5. Etapa 5 - Role-play

    Faça uma atividade de role-play com os alunos, na qual eles deverão utilizar as expressões aprendidas na aula, como se estivessem em uma situação real em que precisassem se expressar em inglês. Crie uma situação fictícia para a atividade, como uma entrevista de emprego ou uma apresentação em um congresso.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Utilize critérios para avaliar a participação dos alunos, como:

    \- Utilização das expressões aprendidas na aula;

    \- Cooperação nos grupos;

    \- Clareza na apresentação do infográfico;

    \- Participação na atividade de role-play.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando a importância de saber se expressar em inglês, e reiterando as expressões aprendidas durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês;
  • Estimulação do trabalho em equipe;
  • Estímulo à criatividade e à capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Utilização das expressões aprendidas na aula;
  • Cooperação nos grupos;
  • Clareza na apresentação do infográfico;
  • Participação na atividade de role-play.

Ações do professor

  • Imprimir ou enviar o texto;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Esclarecer dúvidas sobre as expressões trabalhadas.

Ações do aluno

  • Ler o texto do estudo de caso com atenção;
  • Criar o infográfico com o grupo;
  • Participar da atividade de role-play.