Aula sobre Listening 5 Expressions Tell Ideas Expressoes Contar Ideias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos vão aprender como compartilhar suas ideias utilizando expressões em inglês. Esse será um exercício importante para aprimorar a pronúncia e a capacidade de comunicação em inglês, bem como desenvolver habilidades interpessoais, como respeito às diferentes opiniões.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema através de uma dinâmica lúdica, como um jogo de cartas com as 5 expressões que serão trabalhadas na aula. Em seguida, você pode fazer a leitura de um diálogo ilustrativo, que vai servir como exemplo da utilização dessas expressões.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão se dividir em grupos e pesquisar sobre cada uma das expressões do jogo de cartas para depois criarem um mapa conceitual que centralize a ideia das expressões e suas sub-ideias (exemplo: ideia central - “expressões para contar suas ideias”; sub-ideias - “expressão para apresentar uma ideia”, “expressão para fazer sugestões” etc.). Oriente os alunos e esclareça as possíveis dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos deverão se reunir e discutir os mapas conceituais, confrontando informações e validando ideias. Circule pela sala e medie as discussões, estimulando a participação dos alunos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma, discutindo e explicando cada uma das expressões. Dê feedbacks e esclareça dúvidas, caso haja.Etapa 5 - Prática de pronúncia
Faça um exercício de pronúncia utilizando as expressões trabalhadas na aula. Os alunos vão praticar a pronúncia em pares e em grupos.Etapa 6 - Simulação de diálogo
Os alunos deverão simular um diálogo utilizando as expressões trabalhadas na aula. Dê feedbacks e orientações para aprimorar a comunicação.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo dos conceitos trabalhados na aula, além de uma avaliação geral. Os alunos também devem avaliar a aula e dar feedbacks.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês;
- Aprimoramento da pronúncia em inglês;
- Desenvolvimento da capacidade de compartilhar ideias com respeito às diferentes opiniões.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades em grupo;
- Qualidade dos mapas conceituais criados pelos grupos;
- Pronúncia correta das expressões trabalhadas na aula;
- Desempenho dos alunos na simulação do diálogo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação de mapas conceituais;
- Mediar as discussões em grupo;
- Dar feedbacks e orientações para aprimorar a comunicação em inglês;
- Estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as expressões;
- Criar mapas conceituais em grupo;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Praticar a pronúncia das expressões em pares e em grupos;
- Simular diálogos utilizando as expressões trabalhadas na aula.