Aula sobre Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A literatura de cordel é uma forma popular de poesia que surgiu no Nordeste do Brasil. Essa forma de arte é composta por versos rimados e é impressa em folhetos ilustrados, que são vendidos em feiras e mercados. Essa literatura é uma das mais ricas do Brasil e apresenta temas variados, como amor, religião, política e histórias folclóricas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor essa forma de arte e produzir seus próprios cordéis.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a atividade aos alunos e explique o que é a literatura de cordel e como ela é produzida. Mostre exemplos de folhetos de cordel e vídeos com essa manifestação artística.

  2. Etapa 2 - Definição dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema para produzir um cordel e criará um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro. O template deve conter os seguintes critérios de avaliação: “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação do cordel

    Os grupos terão tempo para pesquisar sobre o tema escolhido e criar um cordel. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos cordéis

    Cada grupo irá apresentar seu cordel para a turma. Após cada apresentação, os outros grupos preencherão o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade e avalie a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e escrita dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos;
  • Estimular a valorização da cultura popular brasileira.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a atividade aos alunos;
  • Auxiliar os alunos na produção dos cordéis;
  • Tirar dúvidas e orientar os alunos durante toda a atividade;
  • Avaliar a participação dos alunos;
  • Concluir a atividade e fazer uma avaliação final.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para produzir o cordel;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Pesquisar sobre o tema escolhido e criar o cordel;
  • Apresentar o cordel para a turma;