Aula sobre Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A literatura de cordel é uma forma de poesia popular que teve origem no Nordeste do Brasil. Os cordéis são impressos em folhetos com ilustrações e versos que contam histórias sobre a vida do povo, lendas, romances e até mesmo críticas sociais e políticas. Essa forma de cultura popular é muito importante para a preservação da história e da identidade do povo nordestino.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando aos alunos o que é a literatura de cordel, sua origem e importância para a cultura popular brasileira. Mostre exemplos de cordéis para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do template dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" para avaliar a atividade ao final da aula.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise de cordéis

    Os alunos devem ler e analisar individualmente um cordel selecionado por você. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupos os principais aspectos do cordel, como rimas, métricas, ilustrações e mensagens transmitidas.

  4. Etapa 4 - Produção de cordéis

    Os alunos devem, em grupos, produzir um cordel sobre um tema definido por você. Eles devem utilizar as técnicas aprendidas na análise para produzir um cordel criativo.

  5. Etapa 5 - Socialização dos cordéis

    Os grupos devem apresentar seus cordéis para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os alunos sobre os temas abordados nos cordéis.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula. Eles devem realizar a avaliação da atividade preenchendo o template criado na Etapa 2.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Incentivar a reflexão e o diálogo sobre temas relevantes para a cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na produção do cordel.
  • Coerência entre a mensagem transmitida e o tema escolhido.
  • Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Selecionar os cordéis para a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do template dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Ler e analisar individualmente um cordel.
  • Criar em grupo um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir em grupo um cordel sobre um tema definido pelo professor.