Aula sobre Literatura De Cordel
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A literatura de cordel é uma forma de poesia popular que teve origem no Nordeste do Brasil. Os cordéis são impressos em folhetos com ilustrações e versos que contam histórias sobre a vida do povo, lendas, romances e até mesmo críticas sociais e políticas. Essa forma de cultura popular é muito importante para a preservação da história e da identidade do povo nordestino.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando aos alunos o que é a literatura de cordel, sua origem e importância para a cultura popular brasileira. Mostre exemplos de cordéis para ilustrar o tema.Etapa 2 - Criação do template dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" para avaliar a atividade ao final da aula.Etapa 3 - Leitura e análise de cordéis
Os alunos devem ler e analisar individualmente um cordel selecionado por você. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupos os principais aspectos do cordel, como rimas, métricas, ilustrações e mensagens transmitidas.Etapa 4 - Produção de cordéis
Os alunos devem, em grupos, produzir um cordel sobre um tema definido por você. Eles devem utilizar as técnicas aprendidas na análise para produzir um cordel criativo.Etapa 5 - Socialização dos cordéis
Os grupos devem apresentar seus cordéis para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os alunos sobre os temas abordados nos cordéis.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula. Eles devem realizar a avaliação da atividade preenchendo o template criado na Etapa 2.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
- Incentivar a reflexão e o diálogo sobre temas relevantes para a cultura brasileira.
Critérios de avaliação
- Criatividade na produção do cordel.
- Coerência entre a mensagem transmitida e o tema escolhido.
- Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas da aula.
Ações do professor
- Selecionar os cordéis para a atividade.
- Orientar os alunos na criação do template dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a aula.
Ações do aluno
- Ler e analisar individualmente um cordel.
- Criar em grupo um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Produzir em grupo um cordel sobre um tema definido pelo professor.