Aula sobre Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A literatura de cordel é um gênero literário tradicional brasileiro que surgiu no Nordeste do país no século XIX. É um tipo de poesia rimada e metrificada, geralmente impressa em folhetos ilustrados com xilogravuras. A temática é variada, abordando assuntos do cotidiano, lendas, religiosidade, política e amor. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer melhor esse gênero literário, compreendendo suas características e sua importância cultural e social, e criarão um mapa de empatia sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do gênero literário

    Apresente o gênero literário do cordel para a turma, mostrando exemplos de folhetos, xilogravuras e recitando algumas poesias. Proponha um debate em sala de aula sobre as características do gênero, a importância cultural e a relação com a realidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Em grupos de três ou quatro, os estudantes deverão criar um mapa de empatia sobre a literatura de cordel, utilizando os campos propostos na metodologia Design Thinking. Cada grupo deverá apresentar o seu mapa para a turma e debater os resultados.

  3. Etapa 3 - Criação de poemas

    Os alunos serão convidados a criar seus próprios poemas de cordel utilizando a temática que preferirem. Disponibilize papel pardo, lápis de cor e canetas para que os alunos possam elaborar seus trabalhos.

  4. Etapa 4 - Sarau literário

    Na última etapa, será proposto um sarau literário para a turma, e os alunos poderão apresentar seus poemas e recitar poesias de cordel estudadas em sala de aula. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos, criando um ambiente de respeito e de valorização da cultura popular.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários.
  • Estimular a criatividade dos alunos através da produção de poemas de cordel.
  • Promover a reflexão crítica sobre a cultura popular brasileira.
  • Fomentar a participação e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a expressão oral e a apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Criatividade e originalidade na criação dos poemas de cordel.
  • Coerência e qualidade das poesias apresentadas no sarau literário.
  • Respeito e colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero literário da literatura de cordel para a turma.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na produção dos poemas de cordel.
  • Incentivar a participação e o respeito mútuo em sala de aula.
  • Organizar o sarau literário e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Elaborar poesias de cordel com criatividade e originalidade.
  • Respeitar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Apresentar as poesias e participar do sarau literário.