Aula sobre Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A literatura de cordel surgiu no Nordeste do Brasil. Essa forma de expressão artística é caracterizada por métrica, rima e simplicidade na linguagem. Os cordéis eram vendidos em feiras livres e em praças públicas, e abordavam temas variados, como amor, religião, política, entre outros. Neste material, os alunos serão apresentados à literatura de cordel, sua história e características. A metodologia ativa escolhida será a gamificação, e os alunos criarão um jogo que registra informações sobre a literatura de cordel.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a literatura de cordel, sua história e suas características. Em seguida, apresente a metodologia ativa da gamificação. O objetivo desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema e pela metodologia.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos deverão ser divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um mapa de registro sobre a literatura de cordel, seguindo as orientações da metodologia ativa da gamificação.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os grupos deverão criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo esse jogo é engajador e será um sucesso?”. Oriente os alunos a usarem a criatividade e a originalidade na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar o seu jogo para a turma. Durante as apresentações, você deve avaliar se os grupos conseguiram registrar as informações de forma clara e objetiva, e se o jogo é engajador.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir sobre as características da literatura de cordel, identificando as semelhanças e as diferenças entre os jogos propostos pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Leitura de um cordel

    Escolha um cordel para ser lido em voz alta para a turma. Em seguida, os alunos deverão comentar sobre o que compreenderam da história e como se sentiram ao ouvir a leitura.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os objetivos da atividade e valorizando o trabalho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender diferentes gêneros literários;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos;
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na criação do mapa de registro;
  • Originalidade e criatividade;
  • Participação ativa e colaboração do grupo;
  • Compreensão e avaliação crítica da literatura de cordel.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia da gamificação;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos grupos;
  • Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedbacks construtivos;
  • Encorajar a participação ativa e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na produção do mapa de registro;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Realizar as atividades propostas com dedicação e comprometimento;
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema abordado.