Localização do território brasileiro
Você sabe onde o Brasil fica localizado? Não?! Nessa aula de Geografia você vai aprender sobre isso - a localização do Brasil. Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Analise o mapa e julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. O território brasileiro está no continente americano, especificamente na América do Sul.
II. O território brasileiro é banhado por dois oceanos: Atlântico e Pacífico.
III. Equador, Chile e Peru não fazem fronteira com o Brasil.
IV. Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país da América do Sul.
Atividade completaA)
V; V; F; V.B) F; V; V; F.
C) V; F; F; V.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Atividade completa5. Rotação por estações:
A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Atividade completa6. Design Sprint:
A localização do território brasileiro é um tema fundamental para o entendimento da geografia do país. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e elaborar mapas temáticos com informações demográficas e econômicas do Brasil, identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que eles possam aplicar essa metodologia em outras atividades, desenvolvendo habilidades importantes como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.Atividade completa7. Gamificação:
A localização do território brasileiro é um tema importante na Geografia, pois permite entender a posição do país no mundo e suas características físicas e humanas. É possível encontrar exemplos dessa temática no cotidiano dos estudantes, como em mapas, em notícias sobre fronteiras e em viagens para diferentes regiões do país. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, para desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A localização geográfica do território brasileiro é um tema fundamental para entendermos a organização do espaço nacional, sua diversidade cultural, econômica e social. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a participação dos alunos em um debate sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: