Localização do território brasileiro

Você sabe onde o Brasil fica localizado? Não?! Nessa aula de Geografia você vai aprender sobre isso - a localização do Brasil. Bons estudos!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Analise o mapa e julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    I. O território brasileiro está no continente americano, especificamente na América do Sul.

    II. O território brasileiro é banhado por dois oceanos: Atlântico e Pacífico.

    III. Equador, Chile e Peru não fazem fronteira com o Brasil.

    IV. Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país da América do Sul.

    A) V; V; F; V.

    B) F; V; V; F.

    C) V; F; F; V.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Thinking:

    A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
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  5. 5. Rotação por estações:

    A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
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  6. 6. Design Sprint:

    A localização do território brasileiro é um tema fundamental para o entendimento da geografia do país. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e elaborar mapas temáticos com informações demográficas e econômicas do Brasil, identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que eles possam aplicar essa metodologia em outras atividades, desenvolvendo habilidades importantes como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.
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  7. 7. Gamificação:

    A localização do território brasileiro é um tema importante na Geografia, pois permite entender a posição do país no mundo e suas características físicas e humanas. É possível encontrar exemplos dessa temática no cotidiano dos estudantes, como em mapas, em notícias sobre fronteiras e em viagens para diferentes regiões do país. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, para desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
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  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A localização geográfica do território brasileiro é um tema fundamental para entendermos a organização do espaço nacional, sua diversidade cultural, econômica e social. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a participação dos alunos em um debate sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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