Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A localização do território brasileiro é um tema fundamental para o entendimento da geografia do país. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e elaborar mapas temáticos com informações demográficas e econômicas do Brasil, identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que eles possam aplicar essa metodologia em outras atividades, desenvolvendo habilidades importantes como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma contextualização do tema, apresentando um mapa do Brasil e destacando a importância da localização geográfica do país. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a localização geográfica do Brasil, identificando aspectos como latitude, longitude, fusos horários, hemisférios e oceanos que banham o país. Eles poderão utilizar recursos como livros, enciclopédias e a internet. Organize os materiais e incentive todos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos irão criar um mapa do Brasil, identificando os aspectos estudados. Eles poderão utilizar recursos como lápis de cor, canetas hidrográficas e papel sulfite. Organize os materiais e incentive todos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão avaliar os mapas criados e escolher o melhor modelo para ser utilizado como base para a criação do mapa temático.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um mapa temático do Brasil, utilizando recursos digitais como o Google Maps ou o QGIS. Eles irão incluir informações demográficas e econômicas do país, como população, PIB e IDH. Caso não possa utilizar os recursos digitais, os mapas temáticos podem ser feitos em papel. Organize os materiais e recursos que serão utilizados.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus mapas temáticos para a turma e discutir as principais características do mapa elaborado. Faça perguntas para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação dos mapas temáticos e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular a utilização de tecnologias digitais na aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do cartograma produzido.
  • Utilização adequada da metodologia Design Sprint.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas temáticos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a localização geográfica do Brasil.
  • Avaliar os mapas produzidos pelos alunos e selecionar o melhor modelo.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas temáticos.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a localização geográfica do Brasil.
  • Criar um mapa do Brasil identificando os aspectos estudados.
  • Criar um mapa temático do Brasil utilizando recursos digitais ou em papel.
  • Apresentar o cartograma para a turma.
  • Refletir sobre o processo de criação do mapa temático e a metodologia Design Sprint.