Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e sua importância, apresente exemplos práticos de como a localização do território brasileiro é importante em nosso cotidiano. Em seguida, exlique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o tema, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça exemplos para ajudar os alunos a preencherem o mapa utilizando diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos Mapas de Empatia

    Os alunos irão compartilhar seus mapas de empatia em grupos, discutindo as semelhanças e diferenças entre eles. Oriente a discussão, incentivando os alunos a explorarem os diferentes pontos de vista.

  4. Etapa 4 - Trabalho em Grupo

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo irá pesquisr sobre um tópico, tais comoa localização do Brasil no mundo, as diferentes regiões do país e suas características, as fronteiras e os limites territoriais, entre outros. Eles irão pesquisar sobre o assunto e criar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Grupos

    Os grupos apresentam suas pesquisas para a turma, Oriente a discussão, incentivando os alunos a explorarem diferentes pontos de vista e a fazerem conexões entre os tópicos. Organize o tempo eformato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância do tema e incentivando os alunos a continuarem explorando o assunto em casa, em outras disciplinas e em seus cotidianos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender diferentes pontos de vista e fazer conexões entre os tópicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação dos grupos.
  • Compreensão dos conceitos e habilidades trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Utilizar recursos audiovisuais para ilustrar os conceitos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre o tema.
  • Pesquisar sobre os tópicos e criar uma apresentação em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.