Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A localização geográfica do território brasileiro é um tema fundamental para entendermos a organização do espaço nacional, sua diversidade cultural, econômica e social. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a participação dos alunos em um debate sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos, como a localização das cidades onde os alunos moram e as diferentes paisagens que podem ser encontradas no Brasil. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tópico para trabalhar. Os tópicos podem ser: localização geográfica do Brasil, divisão político-administrativa, fusos horários, pontos extremos e limites territoriais. Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos realizarão o debate, seguindo as regras estabelecidas. Explique\-as aos estudantes. Os alunos irão apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos demais grupos.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Ao final do debate, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo. Explique como a avaliação será realizada e como os critérios serão aplicados.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e dos principais pontos discutidos pelos grupos. Em seguida, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano. Peça para registrarem no caderno ou diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos com informações demográficas e econômicas do Brasil.
  • Estimular a participação dos alunos em um debate crítico sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, respeitando opiniões diferentes e construindo argumentos sólidos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentos sólidos e coerentes.
  • Respeito às opiniões dos demais grupos.
  • Conhecimento sobre o tema.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar o debate, seguindo as regras do MDC.
  • Explicar como será realizada a avaliação e como os critérios serão aplicados.
  • Fazer uma síntese do debate e dos principais pontos discutidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos sobre o tópico designado.
  • Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e respondendo aos questionamentos dos demais grupos.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.
  • Trabalhar em grupo, respeitando opiniões diferentes e construindo argumentos embasados.