Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A localização geográfica do território brasileiro é um tema fundamental para entendermos a organização do espaço nacional, sua diversidade cultural, econômica e social. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a participação dos alunos em um debate sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos, como a localização das cidades onde os alunos moram e as diferentes paisagens que podem ser encontradas no Brasil. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tópico para trabalhar. Os tópicos podem ser: localização geográfica do Brasil, divisão político-administrativa, fusos horários, pontos extremos e limites territoriais. Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos.Etapa 3 - Debate
Os alunos realizarão o debate, seguindo as regras estabelecidas. Explique\-as aos estudantes. Os alunos irão apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos demais grupos.Etapa 4 - Avaliação
Ao final do debate, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo. Explique como a avaliação será realizada e como os critérios serão aplicados.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do debate e dos principais pontos discutidos pelos grupos. Em seguida, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano. Peça para registrarem no caderno ou diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos com informações demográficas e econômicas do Brasil.
- Estimular a participação dos alunos em um debate crítico sobre o tema, promovendo a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, respeitando opiniões diferentes e construindo argumentos sólidos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Argumentos sólidos e coerentes.
- Respeito às opiniões dos demais grupos.
- Conhecimento sobre o tema.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.
- Mediar o debate, seguindo as regras do MDC.
- Explicar como será realizada a avaliação e como os critérios serão aplicados.
- Fazer uma síntese do debate e dos principais pontos discutidos pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos sobre o tópico designado.
- Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos e respondendo aos questionamentos dos demais grupos.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.
- Trabalhar em grupo, respeitando opiniões diferentes e construindo argumentos embasados.