Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da localização geográfica para entender as características do país. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Explique a dinâmica das rotações e organize os materiais que serão utilizados.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa-múndi

    Nesta estação os alunos vão pesquisar sobre a localização do Brasil no mapa-múndi. Os alunos irão analisar um mapa-múndi e irão identificar a posição do Brasil. Em seguida, serão coletadas informações sobre as coordenadas geográficas e a localização do país em relação a outros continentes. Forneça um modelo para o registro das informações pesquisadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Regiões Brasileiras

    Nesta estação os alunos vão pesquisar sobre as regiões brasileiras. Os alunos irão analisar um mapa com as regiões do Brasil e irão identificar as cinco regiões. Em seguida, irão coletar informações sobre as características de cada região, como clima, relevo, hidrografia e vegetação.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mapas temáticos

    Nesta estação os alunos vão aprender a interpretar e elaborar mapas temáticos. Os alunos irão utilizar um mapa temático com informações demográficas ou econômicas do Brasil e a partir dele irão identificar os padrões espaciais e as regionalizações. Em seguida, podem ser apresentadas informações sobre como elaborar um mapa temático utilizando tecnologias digitais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Em seguida, pode ser proposta uma atividade em que os alunos elaborem um mapa temático sobre a economia brasileira.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
  • Compreender a importância da localização geográfica para entender as características do país.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação da posição do Brasil no mapa-múndi.
  • Identificação das cinco regiões brasileiras.
  • Elaboração de um mapa temático com informações demográficas ou econômicas do Brasil.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para explicar o tema.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Propor uma atividade final que envolva a elaboração de um mapa temático.
  • Fazer uma discussão final sobre o que foi aprendido nas estações.

Ações do aluno

  • Identificar a posição do Brasil no mapa-múndi.
  • Identificar as cinco regiões brasileiras.
  • Interpretar e elaborar mapas temáticos.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Elaborar um mapa temático sobre a economia brasileira.