Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a compreensão da geografia do país. Para exemplificar, utilize imagens e mapas com as regiões e principais pontos geográficos Brasil. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Divida os alunos em grupos e explique que eles criarão um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias. Forneça orientações sobre como criar um mapa conceitual e disponibilize materiais de apoio, como papel e lápis de cor.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões sobre a localização do território brasileiro.Etapa 6 - Atividade individual
Os alunos farão uma atividade individual na qual deverão identificar as regiões do Brasil em um mapa em branco e colori-las segundo a legenda fornecida.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema para facilitar o entendimento dos alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a localização do território brasileiro.
Ações do professor
- Fornecer orientações claras sobre como criar um mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em grupo.
- Disponibilizar materiais de apoio, como papel e lápis de cor.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Identificar as regiões do Brasil a partir do mapa mudo.