Aula sobre Localizacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A localização do território brasileiro é um tema importante para a compreensão da geografia do país. Saber onde estão localizadas as diferentes regiões, estados e cidades é fundamental para entender as características de cada lugar. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, visando desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a compreensão da geografia do país. Para exemplificar, utilize imagens e mapas com as regiões e principais pontos geográficos Brasil. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida os alunos em grupos e explique que eles criarão um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias. Forneça orientações sobre como criar um mapa conceitual e disponibilize materiais de apoio, como papel e lápis de cor.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões sobre a localização do território brasileiro.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos farão uma atividade individual na qual deverão identificar as regiões do Brasil em um mapa em branco e colori-las segundo a legenda fornecida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema para facilitar o entendimento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a localização do território brasileiro.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras sobre como criar um mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em grupo.
  • Disponibilizar materiais de apoio, como papel e lápis de cor.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Identificar as regiões do Brasil a partir do mapa mudo.