Localização: os paralelos e os meridianos
Você já pensou como é possível localizar as pessoas e as coisas em nosso planeta? Nesta aula de Geografia, vamos descobrir como isso é possível. Bora aprender? 🌎
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Os cientistas dividiram a Terra em linhas imaginárias pra dar uma localização mais precisa. Essas linhas são chamadsa de paralelos e meridianos. Qual é alternativa certa sobre essas "linhas"?
Atividade completaA)
Os paralelos são linhas horizontais imaginárias que cortam a Terra, tendo como paralelo zero a linha do Equador. Já os meridianos são linhas traçadas verticalmente que vão de um polo ao outro, tendo como meridiano zero o Meridiano de Greenwich.B) Os paralelos são linhas horizontais imaginárias que cortam a Terra, tendo como paralelo zero o Trópico de Câncer. Já os meridianos são linhas traçadas verticalmente que vão de um polo ao outro, tendo como meridiano zero o Meridiano de Greenwich.
C) Os meridianos são linhas horizontais imaginárias que cortam a Terra, tendo como meridiano zero a linha do Equador. Já os paralelos são linhas traçadas verticalmente que vão de um polo ao outro, tendo como paralelo zero Greenwich.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A localização geográfica é uma das principais formas de orientação espacial que utilizamos em nosso cotidiano. Ela é essencial para a compreensão de mapas, para a navegação, para a comunicação e para a organização do espaço. Nesta aula, vamos trabalhar com os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias que ajudam a localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Nesta aula, vamos aprender sobre localização na superfície terrestre, mais especificamente sobre os paralelos e meridianos. Esses conceitos são fundamentais para a leitura e interpretação de mapas, além de serem importantes para entender a posição de um lugar em relação a outro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos irão construir um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para tornar a aula mais interessante, vamos utilizar exemplos práticos e cotidianos que os alunos possam se identificar.Atividade completa5. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de localização geográfica através dos paralelos e meridianos. É importante contextualizar o tema para que os estudantes possam entender a relevância da Geografia em suas vidas. O professor pode apresentar exemplos práticos de como a localização é importante em nosso cotidiano, como utilizar um GPS para se orientar em uma cidade desconhecida ou como a localização pode ser importante para encontrar um endereço ou um ponto turístico. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em cada etapa da aula.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
Os paralelos e os meridianos são linhas imaginárias que ajudam a determinar a localização de um lugar na superfície terrestre. Esses conceitos são fundamentais para a cartografia e para a navegação, mas também podem ser aplicados no dia a dia, como, por exemplo, para encontrar um endereço em um mapa ou para calcular a distância entre dois pontos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os paralelos e os meridianos de uma forma mais interativa, criando um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out. Dessa forma, os estudantes terão mais autonomia na construção do seu conhecimento e poderão acompanhar seu próprio progresso.Atividade completa7. Rotação por estações:
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias que ajudam a localizar um lugar na Terra. Eles são utilizados em mapas e globos terrestres para identificar pontos na superfície terrestre. Nesta aula, vamos aprender sobre a importância dos paralelos e meridianos e como eles nos ajudam a localizar pontos na superfície terrestre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações.Atividade completa8. Cultura Maker:
A localização geográfica é uma das informações mais importantes para entendermos o mundo em que vivemos. É por meio dela que podemos identificar onde estamos e como chegar a um determinado lugar. Para isso, é necessário conhecer os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias que cruzam a Terra e nos ajudam a determinar latitude e longitude. Essa aula vai apresentar esses conceitos de forma lúdica e criativa, por meio da metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Um Fanzine também será elaborada.Atividade completa
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