Aula sobre Localizacao Os Paralelos E Os Meridianos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, vamos aprender sobre localização na superfície terrestre, mais especificamente sobre os paralelos e meridianos. Esses conceitos são fundamentais para a leitura e interpretação de mapas, além de serem importantes para entender a posição de um lugar em relação a outro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos irão construir um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para tornar a aula mais interessante, vamos utilizar exemplos práticos e cotidianos que os alunos possam se identificar.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivo da aula

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o com exemplos práticos e cotidianos. Em seguida, explique o objetivo da aula, que é localizar pontos na superfície pelas coordenadas geográficas.

  2. Etapa 2 - Apresentação de slides

    Apresente slides explicando os conceitos de paralelos e meridianos, além de mostrar exemplos práticos de como eles são utilizados em mapas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o que sabem sobre paralelos e meridianos. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Oriente o registro no diário de bordo ou no caderno.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos irão realizar uma atividade em grupo, na qual irão localizar pontos em um mapa utilizando paralelos e meridianos. Disponibilize os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa e explicar como utilizou os paralelos e meridianos para localização de pontos na superfície da Terra.Na sequência, distribua um modelo de dinâmica dos 3 Qs e peça aos alunos que preencham o modelo em grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a atividade realizada e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. Estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula, reforçando a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar exemplos práticos e cotidianos para tornar o tema mais interessante e acessível aos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos de paralelos e meridianos na construção do mapa.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e contextualizada.
  • Auxiliar os alunos durante a atividade em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas discussões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade em grupo de forma colaborativa.
  • Construir o modelo de Dinâmica dos 3 Qs de forma adequada.