Aula sobre Localizacao Os Paralelos E Os Meridianos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de localização geográfica através dos paralelos e meridianos. É importante contextualizar o tema para que os estudantes possam entender a relevância da Geografia em suas vidas. O professor pode apresentar exemplos práticos de como a localização é importante em nosso cotidiano, como utilizar um GPS para se orientar em uma cidade desconhecida ou como a localização pode ser importante para encontrar um endereço ou um ponto turístico. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em cada etapa da aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução do tema, explicando o que são paralelos e meridianos e como eles são importantes para a localização geográfica. Utilize um globo terrestre ou um mapa-múndi para exemplificar.

  2. Etapa 2 - Discussão em duplas

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão discutir sobre a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica. Cada dupla ou trio irá apresentar um argumento para a discussão.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo deve preencher o modelo com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos argumentos

    Cada dupla ou trio irá apresentar seus argumentos para a turma, e irão utilizar o modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula, reforçando a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em localizar pontos na superfície terrestre usando o sistema de coordenadas geográficas.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos através da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Incentivar a comunicação e a colaboração entre os alunos durante a aula.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos e incentivar a participação de todos.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar seus argumentos para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedback.