Aula sobre Localizacao Os Paralelos E Os Meridianos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A localização geográfica é uma das informações mais importantes para entendermos o mundo em que vivemos. É por meio dela que podemos identificar onde estamos e como chegar a um determinado lugar. Para isso, é necessário conhecer os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias que cruzam a Terra e nos ajudam a determinar latitude e longitude. Essa aula vai apresentar esses conceitos de forma lúdica e criativa, por meio da metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Um Fanzine também será elaborada.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica. Utilize um globo terrestre e um planisférios para ilustrar.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Apresente a metodologia Cultura Maker e explique como os alunos vão utilizar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs na atividade. Os alunos irão preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para entender o tema da aula.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os paralelos e meridianos são usados em mapas e em aplicativos de geolocalização. Os alunos devem usar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar os exemplos apresentados.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir para discutir as análises feitas utilizando o modelo dos 3 Qs e na sequência irão compartilhar o que aprenderam.Etapa 5 - Reflexão individual
Cada aluno deve fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e registrar no caderno.Etapa 6 - Fanzine
Distribua uma folha de sulfite para os estudantes. Peça que dividam a folha em oito partes e explique para os alunos criarem um Fanzine com o tema da aula. Combine o prazo para entrega do Fanzine e como ele será exposto.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas."
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da metodologia Cultura Maker.
- Reforçar a importância dos paralelos e meridianos na localização geográfica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de avaliar o que aprendeu por meio do modelo.
- Reflexão individual sobre o que aprendeu na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Cultura Maker e como os alunos vão usar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fornecer materiais e exemplos práticos para os alunos.
Ações do aluno
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Elaborar um Fanzine.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula.