Aula sobre Localizacao Os Paralelos E Os Meridianos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os paralelos e os meridianos são linhas imaginárias que ajudam a determinar a localização de um lugar na superfície terrestre. Esses conceitos são fundamentais para a cartografia e para a navegação, mas também podem ser aplicados no dia a dia, como, por exemplo, para encontrar um endereço em um mapa ou para calcular a distância entre dois pontos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os paralelos e os meridianos de uma forma mais interativa, criando um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out. Dessa forma, os estudantes terão mais autonomia na construção do seu conhecimento e poderão acompanhar seu próprio progresso.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema dos paralelos e meridianos, explicando sua importância e aplicação no cotidiano. Em seguida, apresente o modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Pesquisa sobre os paralelos e meridianos
Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre os paralelos e meridianos, utilizando livros didáticos e a internet. Cada grupo deverá preencher o campo de Check-in do seu modelo com as informações mais importantes sobre o tema.Etapa 3 - Elaboração de mapa com paralelos e meridianos
Cada grupo irá utilizar um mapa com os paralelos e meridianos para localizar pontos na superfície da Terra. Auxilie os alunos nessa tarefa e disponibilize modelos para facilitar o trabalho. Ao final da atividade, cada grupo irá preencher o seu modelo de registro de aprendizagem com as principais dificuldades encontradas durante a elaboração do mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus mapas e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Faça uma discussão e pontue os aspectos mais importantes.Etapa 5 - Atividade individual
Cada aluno deverá elaborar um texto sobre a importância dos paralelos e meridianos na cartografia e na navegação. Disponibilize materiais de apoio e ofereça orientações sobre o formato do texto. Ao final da atividade, cada aluno irá preencher o seu modelo aprendizagem apontando as principais dificuldades encontradas durante a elaboração do texto.Etapa 6 - Apresentação dos textos
Os alunos irão apresentar seus textos para a turma e discutir as ideias apresentadas. Faça a mediação da discussão e avalie o desempenho dos alunos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo um resumo das principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do seu modelo com suas impressões finais sobre a aula e avaliar o quanto aprendeu e o que precisa aprender sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
- Incentivar a pesquisa e a utilização de fontes diversas de informação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa elaborado em grupo.
- Coerência e clareza do texto individual produzido.
- Capacidade de trabalhar em grupo e de cooperar com os colegas.
- Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as atividades em grupo e individualmente.
- Disponibilizar materiais de apoio e orientações sobre as atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer um resumo das principais aprendizagens ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar sobre o tema e elaborar um mapa em grupo.
- Elaborar um texto individual sobre a importância dos paralelos e meridianos.
- Cooperar com os colegas e respeitar as diferenças.
- Utilizar o modelo de registro de aprendizagem para acompanhar seu próprio progresso.