Aula sobre Localizacao Os Paralelos E Os Meridianos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A localização geográfica é uma das principais formas de orientação espacial que utilizamos em nosso cotidiano. Ela é essencial para a compreensão de mapas, para a navegação, para a comunicação e para a organização do espaço. Nesta aula, vamos trabalhar com os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias que ajudam a localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre os paralelos e os meridianos, como textos, vídeos, gráficos e outros. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Na sala de aula

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.Explique a importância da autoavaliação e como ela pode ajudar no processo de aprendizagem. Peça para os alunos criarem um modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Divida os estudantes em grupos e distribua uma ficha com o modelo dos 3 Qs.Peça que cada grupo analise um tipo de mapa utilizando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Oriente o preenchimento do modelo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu modelo dos 3 Qs para a turma e explicar as potencialidade e limitações de cada tipo de mapa. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o modelo de Avaliação por rubricas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma discussão com os alunos sobre a dinâmica utilizada e forneça feedback sobre a atividade. Encerre a aula fazendo um resumo das aprendizagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e compreender os diferentes tipos de mapas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa em grupo.
  • Incentivar a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Registros realizados durante a pesquisa realizada, como os resumos e anotações de dúvidas.
  • Participação ativa na criação do modelo dos 3 Qs em grupo e na apresentação para a turma.
  • Participação durante as discussões na aula.
  • Qualidade da autoavaliação e da reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Disponibilizar material prévio para os alunos se prepararem para a aula.
  • Explicar claramente as instruções e os objetivos da atividade.
  • Fornecer feedback e orientação aos alunos durante a criação do mapa em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao conteúdo previamente para se preparar para a aula.
  • Colaborar com os colegas na criação do modelo dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade utilizando a avaliação por rubricas