Aula sobre Luthier E A Construcao De Um Violao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A música é uma arte que faz parte da vida de muitas pessoas e os instrumentos musicais são essenciais para a sua execução. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão de luthier, responsável pela construção e reparação de instrumentos musicais de corda, e entender como um violão é feito.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema da aula e explique o que é um luthier e qual é o seu papel na construção de instrumentos musicais.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Organize a turma em grupos de quatro pessoas e oriente que criem um mapa conceitual sobre a construção de um violão, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Para apoiar na elaboração do mapa, oriente que cada grupo pesquise sobre o tema, utilizando livros, revistas, enciclopédias, entre outros recursos analógicos disponíveis.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Proponha um momento de apresentação dos resultados das pesquisas, a partir de recursos como desenhos, maquetes, cartazes, entre outros.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, proponha uma roda de discussão sobre o processo de construção de um violão, as características dos materiais utilizados e as técnicas empregadas pelos luthiers.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover o interesse pela música e pelos instrumentos musicais.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa conceitual e das apresentações;
  • Capacidade de análise e discussão sobre o tema;
  • Habilidade de trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na elaboração das apresentações;
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual e realizar a pesquisa sobre o tema;
  • Elaborar as apresentações e colaborar com o grupo;
  • Participar ativamente das discussões em grupo.