Aula sobre Luthier E A Construcao De Um Violao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O luthier é o profissional que constrói e conserta instrumentos musicais de corda, como violões, violinos, violas e cellos. A construção de um violão envolve diversas etapas, desde a escolha da madeira até a montagem das cordas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o trabalho do luthier e como é feita a construção de um violão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é um luthier e qual é o seu papel na construção de um violão.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Organize os alunos em grupos e oriente que pesquisem sobre o trabalho do luthier e a construção de um violão. Eles devem buscar informações em livros, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula, então, é importante que você faça uma curadoria prévia, professor.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo

    Compartilhe com a turma que cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Neste diário, eles devem registrar as informações que encontraram e as etapas da construção de um violão.

  4. Etapa 4 - Construção de um violão em miniatura

    Entregue aos grupos materiais, como palitos de sorvete, elásticos e cola, e desafie-os a construir um violão em miniatura, seguindo as etapas que pesquisaram.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Promova um momento de apresentação para que os grupos compartilhem seu diário de bordo e o violão em miniatura construído. Eles devem explicar as etapas da construção do violão e como conseguiram superar os desafios encontrados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Professor, avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos;
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo;
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo e do violão em miniatura construído;
  • Capacidade de explicar as etapas da construção do violão e de superar os desafios encontrados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o papel do luthier na construção de um violão;
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o trabalho do luthier e a construção de um violão;
  • Criar um diário de bordo e construir um violão em miniatura;
  • Apresentar o trabalho em grupo e participar da discussão em classe.