Aula sobre Luthier E A Construcao De Um Violao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, apresente aos alunos a profissão de Luthier e a importância do violão na música brasileira. A proposta é um breve histórico sobre a construção do violão e sua evolução ao longo dos anos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Professor, inicie a aula com uma roda de conversa sobre o tema. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre luthier e sobre o processo de construção de um violão.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Proponha uma pesquisa aos alunos, em que, em grupos, eles deverão buscar mais informações sobre a profissão de Luthier e a construção de um violão. Disponibilize livros, revistas e outros materiais analógicos para auxiliar na pesquisa, caso não seja possível usar a sala de informática da escola.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Organizados em grupos, os alunos deverão realizar um brainstorming para selecionar as principais características de um violão e a importância de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Oriente que cada grupo elabore um modelo de violão utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papelão, cola, tesoura, barbante, linha, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testes

    Proponha um momento para que os alunos testem os modelos de violão construídos pelos grupos e avaliem a qualidade sonora de cada um.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Organize a turma para um momento de apresentação, em que cada grupo irá compartilhar o seu modelo de violão e explicar as características consideradas na construção.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Para finalizar a aula, conduza uma reflexão sobre a importância do violão na música brasileira e sobre a profissão de Luthier. A ideia é que os alunos compartilhem as suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam com ela.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do modelo de violão construído pelos grupos;
  • Qualidade da apresentação realizada pelos grupos;
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a atividade;
  • Disponibilizar materiais analógicos para pesquisa;
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas;
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre a profissão de Luthier e a construção de um violão;
  • Construir o modelo de violão utilizando materiais disponíveis em sala de aula;
  • Apresentar o modelo de violão e explicar as características consideradas na construção.