Aula sobre Luthier E A Construcao De Um Violao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O luthier é um profissional que constrói e repara instrumentos musicais. No caso do violão, ele trabalha com madeira, cola, verniz, cordas e outras peças para criar um instrumento musical de qualidade. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o trabalho do luthier e terão a oportunidade de criar um template de registro de aprendizagem com base no tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, no ensino híbrido, há a necessidade de uma etapa antes da aula, em que os alunos tenham a oportunidade de estudar previamente sobre o tema. Para isso, sugerimos que disponibilize a eles materiais sobre o luthier e construção de um violão, além de um template de registro de aprendizagem para que possam realizar anotações.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Na sala de aula, proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam com os estudos em casa e medie as informações, completando com o que faltar.

  3. Etapa 3 - Explorando os materiais

    Apresente à turma os materiais necessários para a construção de um violão e explique como eles são utilizados. Oportunize que os alunos toquem e explorem os materiais.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Organize a turma em grupos e disponibilize materiais como caixas de sapato, elásticos e palitos de sorvete. A ideia é que eles construam um violão com esses objetos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Proponha um momento de apresentação dos grupos e, em seguida, um momento individual para que os alunos possam completar o seu registro de aprendizagem com reflexões sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o trabalho do luthier na construção de um violão;
  • Identificar os materiais necessários para a construção de um violão;
  • Compreender o funcionamento de um violão.

Critérios de avaliação

  • Participação na roda de conversa;
  • Elaboração do registro de aprendizagem;
  • Trabalho em equipe;
  • Construção de um violão com os materiais disponíveis.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais prévios para os alunos;
  • Explicar o que é necessário para a construção de um violão;
  • Disponibilizar materiais para a elaboração do violão.

Ações do aluno

  • Estudar o material disponibilizado pelo professor;
  • Participar da roda de conversa;
  • Trabalhar em equipe;
  • Elaborar um violão com os materiais disponíveis;
  • Registrar reflexões no registro de aprendizagem.