Aula sobre Luthier E A Construcao De Um Violao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A atividade tem como objetivo apresentar aos alunos o trabalho do luthier, profissional responsável pela construção de instrumentos musicais, em especial o violão. A partir dessa temática, os alunos poderão explorar as características sonoras do violão, bem como compreender o processo de construção do instrumento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente à turma o tema da aula, explicando o que é um luthier e qual é o seu papel na construção de um violão. Em seguida, mostre imagens de violões e explicar as partes que compõem o instrumento.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Organize a turma em grupos e compartilhe um estudo caso sobre a construção de um violão, em forma de texto ou de vídeo. Uma sugestão pode ser: _“Uma professora de ensino fundamental ficou responsável por organizar o Dia da Música na escola e teve a ideia de desenvolver instrumentos musicais artesanais com seus alunos dos anos iniciais, mas ela está na dúvida sobre quais materiais pode utilizar, de forma que eles funcionem e, ao mesmo tempo, possam ser utilizados por crianças tão pequenas. Como ela pode propor essa atividade para atingir o seu objetivo?”_

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Junto ao estudo de caso, entregue aos grupos um template de infográfico, em que os alunos deverão preencher as lacunas durante a leitura do estudo de caso. O objetivo é que eles possam registrar as informações mais importantes sobre o processo de construção do violão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Proponha um momento de apresentação dos grupos, em que eles possam compartilhar as informações registradas no template e também as reflexões sobre o estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Mão na massa! Nesta etapa, a ideia é que os alunos materializem a proposta de violão idealizada. Para isso, é importante que os materiais pensado estejam disponíveis, então a sugestão é que você leve algumas coisas e eles também levem coisas de casa.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Proponha o momento de apresentação dos violões e de avaliação da atividade, em que os alunos poderão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e quais foram os principais desafios do processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o papel do luthier na construção de um violão;
  • Identificar as partes que compõem um violão;
  • Compreender o processo de construção de um violão;
  • Registrar as informações mais importantes sobre o processo de construção do violão.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos no trabalho em equipe;
  • Identificação correta das partes do violão;
  • Elaboração de um violão artesanal que atenda os requisitos necessários e utilizem materiais analógicos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar as reflexões;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão e no trabalho em equipe;
  • Orientar e apoiar os alunos na elaboração do violão;
  • Disponibilizar materiais.

Ações do aluno

  • Registrar no template de infográfico;
  • Trabalhar em equipe;
  • Elaborar um projeto de violão artesanal;
  • Materializar um violão artesanal.