Aula sobre Luz E A Sua Composicao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A luz é um fenômeno físico muito presente em nosso cotidiano, e é importante que os alunos compreendam sua composição e como ela funciona. Através da metodologia ativa Cultura Maker, os alunos serão incentivados a criar uma fanzine dividida em 8 partes, abordando os diferentes subtópicos do tema.

Aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula exibindo um vídeo curto ou apresentando imagens relacionadas ao tema da aula. Em seguida, faça perguntas abertas para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Disponibilize aos alunos materiais analógicos, como papel sulfite, lápis de cor, canetas hidrográficas, tesoura, cola, entre outros. Os alunos devem ser incentivados a explorar esses materiais para criar a fanzine.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão abordados na fanzine, como por exemplo a composição da luz, as cores primárias, a formação das cores secundárias, entre outros. Os alunos devem escolher qual subtópico irão abordar em cada uma das 8 partes da fanzine.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar pesquisas sobre o subtópico escolhido para sua parte da fanzine, utilizando livros didáticos e outras fontes de informação analógicas disponíveis.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos devem criar sua parte da fanzine utilizando os materiais disponíveis. Esteja disponível para auxiliá-los em caso de dúvidas.

  6. Etapa 6 - Montagem da fanzine

    Quando todas as partes da fanzine estiverem prontas, os alunos devem montá-la em ordem, criando um material completo sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar sua fanzine para o restante da turma, explicando o subtópico abordado e as informações contidas em sua parte da fanzine.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Utilize a Escala de Likert, para avaliar não apenas o conteúdo trabalhado como também a avaliação da aula no geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar experimentos relacionados à luz e sua composição.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção da fanzine.
  • Qualidade das informações apresentadas na parte da fanzine criada pelo aluno.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral da parte da fanzine criada pelo aluno.
  • Criatividade e originalidade na apresentação da fanzine como um todo.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos através de perguntas abertas.
  • Auxiliar os alunos na escolha dos subtópicos e na pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação e montagem da fanzine.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção da fanzine.
  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico escolhido.
  • Criar uma parte da fanzine com informações relevantes e de qualidade.
  • Colaborar com os demais alunos na montagem da fanzine.
  • Apresentar sua parte da fanzine de forma clara e objetiva.