Aula sobre Luz E A Sua Composicao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A luz é um fenômeno físico que está presente em nosso dia a dia. É importante entender como a luz é composta e como ela se comporta para podermos entender diversos processos, como a formação de imagens em câmeras fotográficas e a formação de cores em telas de televisão e monitores de computador. Com a utilização da metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como planejar e executar experimentos e trabalhar em grupo.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre luz e como ela se comporta. A partir das respostas dos alunos, o professor faz uma breve revisão sobre o assunto.Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem
Na sala de aula, os alunos criam um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Em seguida, preenchem o campo check-in com o que já sabem sobre o assunto.Etapa 3 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é luz e como ela se comporta.Etapa 4 - Experimento 1
Realize um experimento para demonstrar como a luz branca pode ser decomposta em cores.Etapa 5 - Experimento 2
Realize um experimento para demonstrar como as cores primárias podem ser combinadas para formar outras cores. Peça que os estudantes realizem esse experimento em casa e anotem suas descobertas no caderno.Etapa 6 - Experimento 3
Na sala de aula, os alunos realizam um experimento em grupos para demonstrar como a cor de um objeto está relacionada com a cor da luz que o ilumina.Etapa 7 - Check-out
Os alunos compartilham o que aprenderam durante a aula e como o template de registro de aprendizagem os ajudaram a desenvolver o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar o conhecimento prévio sobre o assunto e incentivar a participação dos alunos na aula.
- Apresentar o tema da aula e explicar como a luz se comporta.
- Demonstrar como as cores primárias podem ser combinadas para formar outras cores.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar experimentos.
- Avaliar o aprendizado dos alunos e estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na aula.
- Compreensão do experimento pelos alunos.
- Criação do template de registro de aprendizagem pelos alunos.
- Cooperação e reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos.
- Explicar como a luz se comporta e como realizar o experimento.
- Explicar como criar o template.
- Auxiliar os grupos que tiverem dificuldades.
- Estimular os alunos a compartilhar o que aprenderam.
Ações do aluno
- Responder às perguntas do professor.
- Participar da aula.
- Realizar o experimento.
- Criar o template de registro de aprendizagem.
- Compartilhar o que aprenderam durante a aula.