Aula sobre Luz E A Sua Composicao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A luz é um fenômeno natural que nos permite enxergar o mundo à nossa volta. Ela é composta por diferentes cores e comprimentos de onda que, juntos, formam o espectro de luz visível. Nesta aula, vamos estudar como a luz é composta, como as cores se formam e como a cor de um objeto está relacionada à cor da luz que o ilumina.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique como a luz é composta, utilizando exemplos práticos como o arco-íris e a decomposição da luz branca por meio de um prisma.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para a turma, no qual os alunos terão que planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. Os alunos deverão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas, que servirá como apoio ao estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Os alunos deverão planejar e executar os experimentos utilizando recursos analógicos como papel celofane colorido, cartolinas e lanternas. Eles deverão preencher o template de infográfico com as informações coletadas durante a realização dos experimentos.

  4. Etapa 4 - Execução

    Os alunos irão executar os experimentos, registrando os resultados obtidos e preenchendo o infográfico com as informações.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre os resultados obtidos pelos alunos, incentivando-os a compartilhar suas descobertas e conclusões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e ressaltando a importância do estudo da luz na compreensão do mundo à nossa volta.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor:

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejar e executar experimentos científicos.
  • Compreender como a luz é composta e como as cores se formam.
  • Identificar a relação entre a cor de um objeto e a cor da luz que o ilumina.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Correção e clareza na elaboração do infográfico.
  • Correção na execução dos experimentos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
  • Promover a discussão em grupo.
  • Avaliar os resultados dos experimentos.

Ações do aluno

  • Planejar e executar experimentos científicos.
  • Registrar os resultados obtidos.
  • Compartilhar suas descobertas e conclusões na discussão em grupo.