Aula sobre Luz E A Sua Composicao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A luz é uma forma de energia eletromagnética que se propaga em linha reta e em alta velocidade. É composta por diferentes cores que podem ser separadas por meio de um prisma. A luz branca é a combinação de todas as cores, enquanto a luz preta é a ausência de luz. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos, visando entender como as cores da luz são formadas e como elas influenciam a cor dos objetos. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. Os alunos terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e participativa sobre a composição da luz e seus efeitos na cor dos objetos, além de desenvolver habilidades importantes como a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e o trabalho em equipe. A avaliação poderá ser feita por um mapa de registro criado pelos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do Jogo
Explique aos alunos que eles irão criar um jogo sobre a composição da luz e seus efeitos na cor dos objetos. Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo deve definir as tarefas de cada membro.Etapa 3 - Definição dos Objetivos
Cada grupo deve definir o objetivo do seu jogo e quais serão os desafios enfrentados pelos jogadores.Etapa 4 - Criação dos Níveis
Os grupos devem criar diferentes níveis para o jogo, cada um com um grau de dificuldade diferente.Etapa 5 - Esquema de Recompensas
Os grupos devem definir o esquema de recompensas para os jogadores que alcançarem os objetivos e superarem os desafios.Etapa 6 - Informações para o Consumidor Final
Os grupos devem criar um texto explicando como jogar o jogo, quais são os objetivos e como ganhar as recompensas.Etapa 7 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado aos demais colegas da turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de planejar e executar experimentos científicos.
- Incentivar a criatividade e o pensamento crítico.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
- Habilidade dos alunos em explicar a composição da luz e seus efeitos na cor dos objetos.
Ações do professor
- Explicar como será a dinâmica do jogo;
- Orientar os alunos na escolha dos grupos e na divisão das tarefas;
- Orientar os grupos na definição dos objetivos e desafios.
- Auxiliar os grupos na revisão e correção do texto.
- Avaliar a qualidade dos jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pensar em ideias para o jogo.
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Definir o objetivo do jogo.
- Criar e revisar o texto explicativo do jogo.
- Apresentar o jogo criado e participar das apresentações dos demais grupos.