Aula sobre Luz E A Sua Composicao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos, explicando a importância da luz e suas propriedades. É possível utilizar exemplos práticos como a formação do arco-íris, a luz do sol, a luz das lâmpadas, entre outros.

A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos, e apresenta o template de Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Organize as estações com diferentes materiais, como lâmpadas coloridas, espelhos, papel celofane, entre outros, e os alunos devem explorar e analisar cada material, registrando suas observações no campo "Que tal" do template.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos realizam experimentos com a mistura de cores de luz, utilizando lâmpadas coloridas e papel celofane, por exemplo. Eles registram suas observações no campo "Que bom" do template.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Apresente objetos de cores diferentes e questione os alunos sobre qual é a cor da luz que ilumina cada objeto. Os alunos registram suas respostas no campo "Que pena" do template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as estações, os alunos se reúnem em grupos para discutir suas observações e conclusões. Guie a discussão e incentive a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas conclusões e observações, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os objetivos e principais aprendizados, e proponha atividades complementares para fixação do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejar e executar experimentos.
  • Estimular a observação e análise crítica dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e troca de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para registro das observações e conclusões.
  • Capacidade de argumentação e comunicação das conclusões.

Ações do professor

  • Organizar as estações e materiais necessários para as atividades.
  • Guiar a discussão em grupo e incentivar a troca de ideias entre os alunos.
  • Propor atividades complementares para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Explorar e analisar os materiais propostos em cada estação.
  • Registrar as observações e conclusões no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentação das conclusões.