Aula sobre Luz E A Sua Composicao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos, explicando a importância da luz e suas propriedades. É possível utilizar exemplos práticos como a formação do arco-íris, a luz do sol, a luz das lâmpadas, entre outros.
A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos, e apresenta o template de Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.Etapa 2 - Estação 1
Organize as estações com diferentes materiais, como lâmpadas coloridas, espelhos, papel celofane, entre outros, e os alunos devem explorar e analisar cada material, registrando suas observações no campo "Que tal" do template.Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos realizam experimentos com a mistura de cores de luz, utilizando lâmpadas coloridas e papel celofane, por exemplo. Eles registram suas observações no campo "Que bom" do template.Etapa 4 - Estação 3
Apresente objetos de cores diferentes e questione os alunos sobre qual é a cor da luz que ilumina cada objeto. Os alunos registram suas respostas no campo "Que pena" do template.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as estações, os alunos se reúnem em grupos para discutir suas observações e conclusões. Guie a discussão e incentive a troca de ideias entre os alunos.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas conclusões e observações, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os objetivos e principais aprendizados, e proponha atividades complementares para fixação do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de planejar e executar experimentos.
- Estimular a observação e análise crítica dos alunos.
- Promover a discussão em grupo e troca de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para registro das observações e conclusões.
- Capacidade de argumentação e comunicação das conclusões.
Ações do professor
- Organizar as estações e materiais necessários para as atividades.
- Guiar a discussão em grupo e incentivar a troca de ideias entre os alunos.
- Propor atividades complementares para fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Explorar e analisar os materiais propostos em cada estação.
- Registrar as observações e conclusões no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em grupo e apresentação das conclusões.