M. C. Escher – Artista Gráfico

Nessa aula de Arte, vamos conhecer Escher, um artista que substituiu as figuras abstrato-geométricas comuns na arte árabe por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, a partir de uma malha de polígonos. Bom aprendizado!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Maurits Cornelis Escher foi um grande matemático. Como eram suas figuras e quais os três tipos de transformações geométricas que ele usava em seus trabalhos artísticos?

    A) Figuras possíveis, representações preservadas e coerentes; Translações, rotações e reflexões deslizantes.

    B) Figuras impossíveis, representações distorcidas e paradoxais; Translações, rotações e reflexões deslizantes.

    C) Figuras possíveis, representações preservadas e coerente; Rapidez, circulação e passos deslizantes.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos explorar a obra do artista gráfico M. C. Escher. Ele é conhecido por suas ilusões de ótica, jogos de perspectiva e padrões geométricos. Criou imagens que desafiam a percepção do espectador e nos fazem questionar a realidade. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. É importante que os alunos aprendam a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
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  4. 4. Design Sprint:

    Maurits Cornelis Escher, mais conhecido como M.C. Escher, foi um artista gráfico holandês que ficou famoso por suas obras que desafiam a percepção visual e a lógica matemática. Suas obras são conhecidas por apresentarem ilusões de ótica, padrões geométricos e figuras impossíveis. Escher é um artista que pode ser encontrado em diversas áreas, como na arquitetura, na publicidade, na moda e na decoração. Nesta aula, os alunos irão conhecer a obra de M.C. Escher e aprenderão a aplicar a metodologia Design Sprint para criar um template de 5 etapas, a fim de desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Design Thinking:

    A aula sobre "M. C. Escher – Artista Gráfico" tem como objetivo apresentar aos alunos a obra do artista holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido por suas ilusões de ótica e jogos visuais. Escher é um artista que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como em capas de livros, camisetas, filmes e até em jogos de videogame. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que ajudará a entender melhor o artista e sua obra.
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  6. 6. Gamificação:

    Nesta aula, vamos explorar a arte gráfica do artista M. C. Escher. Escher é conhecido por suas obras que desafiam a percepção visual, brincando com a perspectiva e a geometria. Seus trabalhos são encontrados em livros, revistas, cartazes e até mesmo em jogos de videogame. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo inspirado na obra de Escher. Com essa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês que se destacou por suas obras que brincam com a percepção visual e a geometria. Suas obras são conhecidas por desafiar a lógica e a perspectiva, criando ilusões de ótica e formas impossíveis. Escher é um artista que pode ser encontrado em diversos lugares, como em livros de arte, museus e até mesmo em jogos de videogame. Nesta aula, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Escher e como ele influenciou a arte e a cultura popular. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Maurits Cornelis Escher, mais conhecido como M. C. Escher, foi um artista gráfico holandês que ficou famoso por suas ilusões de ótica e desenhos geométricos. Seu trabalho é muito presente no cotidiano, seja em camisetas, pôsteres ou até mesmo em jogos de videogame. Nesta aula, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Escher, além de desenvolverem a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
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