Aula sobre M C Escher – Artista Grafico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "M. C. Escher – Artista Gráfico" tem como objetivo apresentar aos alunos a obra do artista holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido por suas ilusões de ótica e jogos visuais. Escher é um artista que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como em capas de livros, camisetas, filmes e até em jogos de videogame. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que ajudará a entender melhor o artista e sua obra.

  1. Etapa 1 - Apresentação do artista e sua obra (20 minutos)

    Professor, apresente a biografia e a obra de M. C. Escher aos alunos, mostrando exemplos de suas ilusões de ótica e jogos visuais. Eles poderão fazer perguntas e comentários sobre o artista.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    A partir das obras apresentadas na etapa anterior, oriente os alunos a criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que artista demonstra sentir e pensar?", "O que ele vê?", "Pontos negativos da obra" e "Pontos positivos da obra". O objetivo é entender melhor o artista e sua obra, e como ele se relaciona com o mundo ao seu redor.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutirão em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, compartilhando suas percepções e opiniões sobre o artista e sua obra.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra inspirada em M. C. Escher (60 minutos)

    Ainda em grupos, os alunos criarão uma obra inspirada em M. C. Escher, utilizando as técnicas e os jogos visuais utilizados pelo artista. Para isso, professor, disponibilize materiais como lápis, papel, tesoura e cola.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras (30 minutos)

    Os alunos apresentarão suas obras para a turma, explicando as técnicas e os jogos visuais utilizados. Incentive a discussão e o debate sobre as obras apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula (10 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão sobre a aula, comentando o que aprenderam e o que acharam mais interessante.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.";
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Incentivar a discussão e o debate sobre arte e cultura.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa de empatia completo e bem organizado;
  • Utilização das técnicas e dos jogos visuais de M. C. Escher na criação da obra;
  • Apresentação clara e objetiva da obra criada;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Reflexão sobre a aula e o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e a obra de M. C. Escher;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Fornecer materiais para a criação das obras;
  • Incentivar a discussão e o debate sobre as obras apresentadas;
  • Estimular a reflexão sobre a aula e o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia;
  • Utilizar as técnicas e os jogos visuais de M. C. Escher na criação da obra;
  • Apresentar a obra criada para a turma;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e o aprendizado.