Aula sobre M C Escher – Artista Grafico
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos explorar a arte gráfica do artista M. C. Escher. Escher é conhecido por suas obras que desafiam a percepção visual, brincando com a perspectiva e a geometria. Seus trabalhos são encontrados em livros, revistas, cartazes e até mesmo em jogos de videogame. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo inspirado na obra de Escher. Com essa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a vida e obra de M. C. Escher, mostrando imagens de suas produções e explicando como ele brinca com a perspectiva e a geometria. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Organize os alunos em grupos e oriente-os a pesquisarem sobre a vida e obra de M. C. Escher, criando um registro de informações sobre ele. O registro deve conter o nome completo, data de nascimento, local de nascimento, principais obras e curiosidades sobre o artista.Etapa 3 - Criação do jogo (60 minutos)
Os alunos deverão criar um jogo inspirado na obra de M. C. Escher, utilizando o mapa de registro como base. O jogo deve conter os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 4 - Apresentação dos jogos (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele foi criado e como funciona.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
A turma irá discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os jogos criados, e como eles representam a obra de M. C. Escher.Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a obra de M. C. Escher.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Registro completo sobre a vida e obra de M. C. Escher;
- Jogo criado com base no mapa de registro;
- Apresentação clara e objetiva do jogo;
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Reflexão sobre o aprendizado na aula.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de M. C. Escher;
- Explicar a metodologia ativa Gamificação;
- Orientar os alunos na criação do jogo;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
- Fazer a avaliação da atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de M. C. Escher;
- Criar um jogo inspirado na obra de M. C. Escher;
- Apresentar o jogo para a turma;
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Refletir sobre o aprendizado na aula.