Aula sobre M C Escher – Artista Grafico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar a obra do artista gráfico M. C. Escher. Ele é conhecido por suas ilusões de ótica, jogos de perspectiva e padrões geométricos. Criou imagens que desafiam a percepção do espectador e nos fazem questionar a realidade. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. É importante que os alunos aprendam a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a obra de M. C. Escher e, se possível, exiba um vídeo sobre a vida e obra do artista. Em seguida, explique à turma a metodologia Rotação por Estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Análise de obras (30 minutos)

    Disponibilize para o grupo alguns exemplos de obras de Escher e peça para que identifiquem as principais características das obras do artista presentes nelas.

    Estação 2 - Criação de padrões (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar seus próprios padrões geométricos inspirados nas obras de Escher. Eles poderão utilizar lápis de cor, canetinhas ou outros materiais disponíveis.

    Estação 3 - Ilusões de ótica (30 minutos)

    Os alunos irão criar ilusões de ótica utilizando técnicas de perspectiva e geometria. Eles poderão utilizar papel, lápis e régua para criar suas ilusões.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Reúna toda a turma e peça para que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, proponha uma reflexão sobre a importância de analisar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar as obras de M. C. Escher no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de padrões e ilusões de ótica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Identificação correta das características das obras de Escher;
  • Criação de padrões e ilusões de ótica criativas e bem elaboradas.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de M. C. Escher e suas principais características;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Analisar as obras de Escher e identificar suas características;
  • Criar padrões e ilusões de ótica inspirados nas obras de Escher;
  • Compartilhar o que aprendeu com os colegas nas atividades em grupo.