Aula sobre M C Escher – Artista Grafico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês que se destacou por suas obras que brincam com a percepção visual e a geometria. Suas obras são conhecidas por desafiar a lógica e a perspectiva, criando ilusões de ótica e formas impossíveis. Escher é um artista que pode ser encontrado em diversos lugares, como em livros de arte, museus e até mesmo em jogos de videogame. Nesta aula, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Escher e como ele influenciou a arte e a cultura popular. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente à turma o artista M. C. Escher e suas principais obras, mostrando como ele brinca com a perspectiva e a geometria. Os alunos poderão fazer perguntas e expressar suas impressões iniciais.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de M. C. Escher, utilizando recursos como livros, internet e vídeos. Eles deverão anotar informações relevantes em um caderno ou em um arquivo digital.Etapa 3 - Análise (30 minutos)
Os alunos irão analisar as obras de M. C. Escher, identificando as técnicas utilizadas e as mensagens transmitidas.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas análises e compartilhar suas opiniões sobre as obras de M. C. Escher. Medie a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Criação de obras (40 minutos)
Os alunos irão criar suas próprias obras inspiradas em M. C. Escher, utilizando as técnicas e conceitos aprendidos na pesquisa e análise. Eles poderão trabalhar individualmente ou em grupos.Etapa 6 - Apresentação (20 minutos)
Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as mensagens transmitidas. Avalie as apresentações e incentive o debate entre os alunos.Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e aprendizagem, respondendo a perguntas como: "O que aprendi sobre M. C. Escher?", "Como apliquei as técnicas aprendidas em minha obra?" e "O que poderia ter feito de diferente?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise das obras de M. C. Escher;
- Criatividade e originalidade na criação das obras inspiradas em M. C. Escher;
- Habilidade em transmitir as técnicas e mensagens de suas obras durante a apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o artista e suas obras de forma clara e objetiva;
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
- Avaliar as apresentações e dar feedback construtivo aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar as obras de M. C. Escher;
- Criar suas próprias obras inspiradas em M. C. Escher;
- Apresentar suas obras para a turma e participar ativamente das discussões.