Máquinas simples presentes no cotidiano
Nesta aula de Ciências, vamos conhecer as máquinas simples presentes no nosso cotidiano. Já parou pra pensar quantas máquinas utilizamos no dia a dia? São várias! Vem aprender mais! 😄
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A imagem mostra algumas roldanas fixas em um aparelho de musculação. As roldanas são úteis porque:
Atividade completaA)
Não interferem na execução do exercício físico.B) Dificultam a realização do exercício físico.
C) Facilitam a realização do exercício físico.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Cultura Maker:
A proposta é abordar as máquinas simples presentes no cotidiano dos estudantes, como elas funcionam e como são aplicadas em diferentes situações. As máquinas simples, como a alavanca, o plano inclinado, a polia, a roda e o eixo, a cunha e o parafuso, são utilizadas há milhares de anos para facilitar o trabalho humano e tornar as tarefas mais fáceis e eficientes.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
As máquinas simples estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde o uso de uma roldana para levantar objetos pesados até o uso de uma tesoura para cortar papel. Vamos explorar as máquinas simples presentes no cotidiano e como elas são aplicadas para facilitar nossas tarefas mecânicas. Alguns exemplos práticos que podemos encontrar no cotidiano são: o uso da alavanca para abrir uma porta pesada, o uso de uma roda para movimentar um carrinho de supermercado e o uso de uma polia para levantar um objeto pesado.Atividade completa5. Rotação por estações:
As máquinas simples estão presentes em diversos objetos e equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia, desde o abridor de garrafas até as máquinas industriais. Os alunos irão aprender sobre as máquinas simples, como elas funcionam e como são aplicadas no cotidiano.Atividade completa6. Design Thinking:
Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as máquinas simples e sua aplicação no cotidiano. As máquinas simples são dispositivos que ajudam a realizar tarefas mecânicas com menos esforço. Elas são encontradas em muitos objetos do nosso dia a dia, como tesouras, alavancas, polias, roldanas, entre outros. Com a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender como as pessoas pensam, sentem, falam, fazem e veem as máquinas simples em ação. A partir daí, eles poderão propor soluções e invenções para melhorar a aplicação dessas máquinas no cotidiano.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
As máquinas simples estão presentes em nosso cotidiano e são utilizadas para facilitar a realização de tarefas mecânicas. Elas são chamadas de simples porque são compostas por poucas peças e não possuem sistemas complicados. Alguns exemplos de máquinas simples são a alavanca, a roldana, o plano inclinado e a polia. Os alunos irão aprender sobre as máquinas simples e sua aplicação no cotidiano. Utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares, os estudantes irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Design Sprint:
A proposta é que os alunos aprendam sobre as máquinas simples, como a alavanca, a roda e o eixo, a polia, a cunha e o parafuso. Também irão entender como essas máquinas simples foram desenvolvidas ao longo da história e como elas se tornaram essenciais para nossa vida moderna e como elas são importantes para a realização de tarefas mecânicas. As máquinas simples são dispositivos que ajudam a multiplicar ou mudar a direção da força aplicada, tornando o trabalho mais fácil. Elas são usadas em diversas situações do nosso dia a dia, desde abrir uma garrafa até levantar objetos pesados.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: