Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As máquinas simples estão presentes em nosso cotidiano e são utilizadas para facilitar a realização de tarefas mecânicas. Elas são chamadas de simples porque são compostas por poucas peças e não possuem sistemas complicados. Alguns exemplos de máquinas simples são a alavanca, a roldana, o plano inclinado e a polia. Os alunos irão aprender sobre as máquinas simples e sua aplicação no cotidiano. Utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares, os estudantes irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são máquinas simples e se já viram alguma. Em seguida, apresentar alguns exemplos de máquinas simples e explicar seu funcionamento.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual em duplas

    Os alunos serão divididos em duplas e irão criar um mapa conceitual sobre as máquinas simples. Cada dupla irá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Orientar os alunos durante a criação do mapa e fornecerá materiais para a realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa conceitual, os alunos irão apresentá-lo para a turma. Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresentar alguns exemplos práticos de máquinas simples presentes no cotidiano, como o carrinho de mão, a tesoura e o alicate. Os alunos irão discutir como essas máquinas funcionam e como facilitam a realização de tarefas mecânicas.

  5. Etapa 5 - Aplicação em situações cotidianas

    Os alunos irão discutir em grupo como as máquinas simples podem ser aplicadas em situações cotidianas, como na realização de tarefas domésticas ou no trabalho. Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Fazer uma síntese dos pontos principais discutidos durante a aula e reforçar a importância das máquinas simples no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar a participação dos alunos durante a aula e a qualidade do mapa conceitual produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Fornecer materiais para a realização da atividade.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre as máquinas simples.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Discutir como as máquinas simples podem ser aplicadas em situações cotidianas.